sábado, 18 de setembro de 2010

As 25 noticias que não viraram manchetes na mídia mundial, em 2009/2010

Tradução: Robson

Nº. 1: O dólar está com os dias contados. Em setembro de 2009, a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento propôs uma nova moeda artificial que irá substituir o dólar como uma reserva.

Nº. 2: EUA, maior poluidor do planeta. O militarismo estadunidense é responsável pela contaminação mais notória e generalizada do planeta, mas esta informação tem sido totalmente ocultada.

Nº. 3: As ameaças à privacidade e acesso à Internet. Seguindo os passos de seu antecessor, a administração Obama estende a massiva vigilância do governo sobre as comunicações eletrônicas privadas.

Nº. 4: EUA: prisões e tribunais secretos para os imigrantes. Os agentes do Serviço de Imigração (Immigration and Customs Enforcement) estão detendo milhares de moradores (legais) dos EUA, em locais secretos.

Nº. 5: Blackwater (Xe) a guerra secreta dos EUA, no Paquistão.

Nº. 6: EUA: a inexistência da cobertura de saúde mata mais pessoas do que a guerra no Afeganistão.


Nº. 7: A compra de terras leva à segunda colonização da África. A exploração dos recursos naturais na África é antiga, mas agora há uma invasão em grande escala de terras agricultáveis.

Nº. 8: A voracidade petrolífera engatilhou o massacre indígena no Peru. No Dia Mundial do Ambiente de 2009, indígenas da Amazônia peruana foram massacrados pelo governo de Alan Garcia.

Nº. 9: Continuam os abusos de direitos humanos na Palestina. O Conselho de Investigação de Ciências Humanas, da África do Sul (HSRC) denunciou que Israel pratica colonialismo e apartheid nos territórios palestinos ocupados.

Nº. 10: Os EUA financiam o Talibã. Dólares dos contribuintes estadunidenses acabam chegando às mãos dos talibãs, em um fluxo contínuo de dinheiro no ambiente volátil do Afeganistão.

Nº. 11: Exagero com a gripe H1N1 beneficiou a indústria farmacêutica.

Nº. 12: Mídia ignorada ajuda médica de Cuba em terremoto do Haiti.

Nº. 13: Obama reduz os gastos sociais e aumenta os militares.

Nº. 14: O medo impede esclarecer aspectos obscuros do 11/09 de Nova York. Várias questões dignas de discussão ainda atormentam a versão oficial do governo para os acontecimentos de 11 de setembro de 2001.

Nº. 15: A água de Bhopal ainda é tóxica, mesmo depois de 25 anos do acidente com gás mortal.

Nº. 16: Na Espanha morreu a jurisdição universal para crimes contra a humanidade.

Nº. 17: Alertam dos riscos de nano partículas em cosméticos e roupas esportivas.

Nº. 18: O verdadeiro custo da Chevron.

Nº. 19: Obama assegurou o futuro abusivo do Banco Mundial e do FMI.

Nº. 20: Obama privatiza a educação, segrega escolas e prejudica os sindicatos.

Nº. 21: O modo de vida capitalista mata a vida no planeta. Rajendra Pachauri, cientista chefe do clima da ONU, advertiu na Cimeira de Copenhague que a sociedade ocidental deveria adotar mudanças radicais na forma de consumo, se queremos evitar os piores impactos das mudanças climáticas.

Nº. 22: Cédulas biométricas para 1.200 milhões de pessoas da Índia. Elas possuíram cartões de identificação biométrica com o nome, idade, data de nascimento e exames de impressões digitais ou da íris, mas não indicaram a identificação de castas ou religião.

Nº. 23: OTAN, "força de paz" que faz a guerra. Na guerra do Afeganistão, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) se tornou o primeiro exército global da história.

Nº. 24: Os crimes de Guerra do General Stanley McChrystal.

Nº. 25: Além de não cumprir com sua processa de campanha, de fechar Guantánamo. Obama permite ainda a tortura de presos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário