sábado, 21 de agosto de 2010

Reflexões do companheiro Fidel. Sou otimista sobre bases racionais.

Sou otimista sobre bases racionais.
Tradução: Robson Luiz Ceron - Blog Solidários.

Os dias passam. Um após outro, correm velozes. Alguns se inquietam.

Eu, em mudança, estou tranqüilo.

Compartilho com nossos trabalhadores os resultados que vão obtendo em seus trabalhos, em meio ao bloqueio e outras necessidades acumuladas.

Nosso país é um dos que mais está preparado para enfrentar obstáculos, e não só tem dado provas de grande dedicação, mas também de solidariedade com outros povos, como os esforços no Haiti antes do terremoto, e muito mais, depois dele.


Há alguns dias, eu tive a honra de receber os integrantes da heróica missão de Solidariedade, Moto Méndez, que finalizou o trabalho da Brigada Médica Cubana na Bolívia, que ofereceu mais de 40 milhões de consultas e operou os olhos, até ontem, de 543.629 pacientes. Eles superam os golpes da mudança climática, onde se alternam o calor e o frio mais intenso.

Sabemos bem que a Rússia está sofrendo com o calor e as centenas de incêndios nas florestas e turfas, a fumaça sufocante, as chuvas em atraso e, pior, a neve no verão. Nós vimos as imagens do transbordamento dos rios no Paquistão, e os icebergs enormes quebrando na Groelândia. Tudo é conseqüência da alteração das condições naturais, causada pelos próprios seres humanos.

Eu sou otimista. Mas, eu sou otimista sobre bases racionais e sólidas. Estou preocupado com o futuro, mas também acredito que cada vez mais, a solução está ao nosso alcance, se conseguirmos levar a verdade para um número suficiente de pessoas, entre os milhares de milhões que habitam este planeta.

Fidel Castro Ruz
20 de Agosto de 2010
01h17min p.m.

Nenhum comentário:

Postar um comentário