domingo, 1 de agosto de 2010

¿Ha llegado la hora de Cuba? - Livro de Marta Harnecker


Marta Harnecker é uma referência necessária para o estudo das experiências socialistas na América Latina. Este seu texto tem uma vigência ainda muito importante, particularmente agora quando os pretensos prisioneiros de consciência que recebiam comprovadamente dinheiro norte-americano, país inimigo de Cuba, com uma invasão, uma sustentação de guerrilhas por vários anos, uma ameaça de ataque nuclear, um boicote econômico de 60 anos, 500 tentativas de matar o presidente desta nação, etc., etc. Se receber dinheiro de um país mais que inimigo para atividades de desestabilização deste país em acordo com ataques terroristas que mataram centenas de cubanos, se tudo isto é uma contestação “de consciência” pode botar este conceito no lixo.
 

Os Estados Unidos acabam de condenar à prisão perpétua supostos espiões a favor de Cuba e não são considerados uma ditadura, sendo que confessaram espionar por razões ideológicas, sem remuneração, e isto não e prisioneiro político nem de consciência. Sem falar nos 5 cubanos que se encontram presos e condenados a várias prisões perpétuas por fazer contra-inteligência contra os terroristas que operam em território estadunidense.

E não me venham com esta história de que em Cuba não existe poder judiciário nem lei. Isto é mentira. Você pode discordar do funcionamento do judiciário cubano mas dizer que aí não existem processos legais é pura e simples mentira. É evidente que um país sob ameaça militar tão impressionante como Cuba preveja a adoção de processos sumários para casos que ameaçam sua segurança, como todas as constituições do mundo. 

Enfim, estamos diante de verdadeiras farsas noticiosas nas quais acreditam os que querem acreditar. Marta não faz parte desses inocentes algozes de um povo em luta há sessenta anos contra o maior poder militar, econômico e político do mundo, com grande sacrifício mas com grande galardia. Se você ler com cuidado este livro você vai ver como se estuda passo a passo as situações históricas concretas tergiversadas pela chamada “livre” imprensa internacional. E como se busca interpretá-las à luz das mudanças históricas que vive a humanidade na direção de um mundo melhor.

Leia mais detalhes do livro e entrevista de Marta Harnecker aqui (em espanhol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário