Avança a eletrificação de zonas isoladas.
Fonte: Prensa Latina
Tradução: Robson Luiz Ceron - Blog Solidários.
A Ecosol Energia, promotora do uso de fontes renováveis em Cuba, sobretudo a energia fotovoltaica, eletrificou 544 casas, 1.882 mil salas de televisão comunitária e 467 consultórios médicos em áreas remotas do país, informou hoje a empresa.
A Ecosol Energía aplica soluções, tanto mediante sistemas isolados (autônomos) como conectados em rede em todo o país, de acordo com um relatório da entidade.
Também através da energia fotovoltaica levou a eletrificação a 150 círculos sociais, situados em zonas montanhosas das regiões rurais.
Além disso, beneficiou 5.543 sistemas em escolas, onde há computadores, televisões e outros meios audiovisuais, e instalou 24 híbridos, que combinam várias fontes de energia para eletricidade.
Os responsáveis pela empresa explicaram, que aplicações em fontes fotovoltaicas isolados se caracterizam por serem independentes da rede elétrica, e são utilizadas onde é impossível acessar o Sistema Elétrico Nacional.
Seu custo é alto, mas é uma das formas mais competitivas, explicaram.
Dos tipos isolados, uma das mais aplicadas é o padrão típico autônomo para utilização em uma casa.
Isto permite manter a energia em residências através de um painel fotovoltaico, controlador de carga, baterias e um inversor, acrescentaram.
Os painéis alimentam as baterias durante o dia, e noite fornecem energia para toda a casa. Eles podem ser instalados em consultórios médicos e hospitais de locais remotos, disse a Ecosol Energia.
A Ilha possui uma produtora de módulos fotovoltaicos, que desenvolve, além disso, controladores de carga e inversores para sistemas isolados.
Também conta com uma companhia que comercializadora e de engenharia, de alcance e experiência, tanto nacional como internacional, e vários coletivos capazes de conceber e realizar desenhos, projetos, pesquisa e treinamento.
Em 2008 e 2009, apesar das limitações econômicos, o Grupo Nacional de Energia Solar Fotovoltaica reportou um importante aumento da capacidade instalada, em mais de oito mil sistemas de eletrificação rural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário