PARA CUBA, ATAQUE DE ISRAEL A NAVIOS COM AJUDAS É 'CRIMINOSO'
HAVANA, 1 JUN (ANSA) - O governo cubano classificou hoje o ataque de Israel contra navios que carregavam ajudas humanitárias como "criminoso" e pediu que "os povos amantes da paz" exijam o fim do "bloqueio contra o povo palestino na Faixa de Gaza".
Em comunicado da chancelaria do país, publicado nesta terça-feira pelo jornal oficial Granma, Havana ainda manifestou "sua profunda preocupação" e "mais enérgica condenação" à postura israelense no caso.
Na madrugada desta terça-feira, o Conselho de Segurança da ONU também repudiou o ocorrido e pediu a realização de investigações "rápidas, imparciais e transparentes".
No texto, Cuba reiterou seu apoio à "criação de um Estado Palestino independente com Jerusalém como capital", o que considera ser uma "causa justa".
Por fim, o governo cubano prestou "suas mais sentidas condolências aos familiares das vítimas". Até o momento, Israel reconheceu a morte de ao menos nove pessoas.
O Uruguai também se pronunciou sobre o ataque israelense e manifestou "profunda consternação pela lamentável perda de vidas humanas".
Além disso, Montevidéu solicitou que "o governo de Israel colabore com as investigações em cumprimento de suas responsabilidades internacionais".
Fonte: ANSA
Nenhum comentário:
Postar um comentário