Por iniciativa da Associação Cultural José Martí de Santa Catarina (ACJM-SC), a Assembleia Legislativa vai criar a “Frente Parlamentar Catarinense de Solidariedade à Cuba”, nesta quarta-feira (26), às 19 horas, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright. A Frente é uma proposição do deputado Sargento Amauri Soares (PDT), tem caráter suprapartidário e vai funcionar por tempo indeterminado. Parlamentares de diversos partidos, desde PT e Democratas, já subscreveram o manifesto de instalação da Frente.
O ato vai contar com a presença do novo cônsul-geral de Cuba, no Brasil, Lazaro Mendez Cabrera. O cônsul também vai ser recebido pelo presidente da Assembleia Legislativa.
O objetivo da Frente é estreitar os laços de solidariedade entre os catarinenses e o povo cubano, e difundir o respeito às normas internacionais que defendem o respeito à soberania e autodeterminação dos países. Além disso, os parlamentares vão trabalhar para ampliar as relações econômicas, através de acordos bilaterais, e buscar realizar convênios desportivos e técnico-científicos entre universidade e instituições culturais e desportivas. A Frente também tem o propósito de buscar o fim do bloqueio econômico praticado contra Cuba e condenado reiteradamente pela comunidade internacional, em particular pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Depois da cerimônia de instalação da frente, vai ser realizada a III Convenção de Solidariedade à Cuba, que é um preparativo para a Convenção Nacional, que vai acontecer entre os dias 3 e 5 de junho, em Porto Alegre (RS).
Mais informação pelo blog Solidários e com o diretor da ACJM-SC Edison Puente, através do telefone (48) 9946-9441.
Nenhum comentário:
Postar um comentário