sexta-feira, 23 de abril de 2010

Eleições cubanas


8 milhões 468 mil e 144 cubanos estão convidados a participar das eleições para eleger os delegados às Assembléias Municipais do Poder Popular (governos locais), já à dois dias para o exercício da democracia.
De acordo com a Prensa Latina, a presidente da Comissão Eleitoral Nacional (CEN), Ana Maria Mari, explicou que este será o número oficial de eleitores no momento do início da votação no próximo domingo, às 7:00.
Eles terão segundo turno no domingo, 02 de maio nas circunscrições onde nenhum dos 34.776 candidatos não obter mais de 50% dos votos válidos.
Desse número 15.093 vão ser selecionados para a instância superior, que após serem selecionados nas urnas permanecerão no cargo por dois anos e meio sem remuneração.
Segundo dados oficiais, três em cada quatro homens e mulheres escolhidos para aparecer nas urnas têm até 50 anos, muito superior à de 53,9%, o que representa a maioria desse grupo na sociedade das Antilhas.
Segundo as autoridades, para chegar a esse número de eleitores foi realizado um profundo processo de reconciliação e de revisão, com o apoio dos escritórios da Cédula de Identidade e Cadastro da População, e das organizações de massa na comunidade.
"Nosso registro de eleitores se distingue dos outros no cenário internacional por causa do oficio público e permanente", disse recentemente o vice-presidente da CEN, Rubén Pérez.
Ele ressaltou que todos os cubanos aos 16 anos é automaticamente registrado para o exercício do voto, um direito constitucional, e tem acesso para ver a lista, atualizada de maneira periodica.
De acordo com o presidente do Parlamento cubano Ricardo Alarcon, todo o processo eleitoral devem ser conduzidas com rigor, sistemática, o espírito crítico e criativo, tal como solicitado pelo Chefe de Estado, Raul Castro.
Esse estilo, considerado, devem orientar a conduta dos revolucionários de todos os tempos, especialmente em atividades essenciais para o reforço da institucionalização no país.
Fonte: Cuba Debate / tradução AF Sturt - Blog Solidários

Nenhum comentário:

Postar um comentário