terça-feira, 20 de abril de 2010

Cuba inicia auditoria em 20 % de suas empresas


Como o blog Solidários já tinha informado Cuba iniciou uma auditoria em 742 empresas da ilha, 20% por cento do total, em um momento marcado por acusações de corrupção e da polêmica causada pela morte de um empresário chileno envolvido num dos casos, relatou o diário Granma.
O jornal informou que a auditoria começou ontem e está a cargo da Controladoria Geral de Cuba que durante um mês  inspecionara,sem aviso prévio, o funcionamento de 742 entidades de todos os sectores económicos, produtivos e  de serviço.
 
O vice-presidente do Conselho de Estado e Controlador Geral, Gladys Bejerano, disse que o "Verificação Nacional  do Controle Interno", o nome dado para a revisão, se desenvolve em uma amostra  aleatoria e não em escolas que tenham ocorrido denúncias ou indícios de irregularidades.
As inspecções será realizada por 3895 profissionais, técnicos e estudantes, que irá discutir a situação do controle das entidades, o seu nível de eficiência e de quaisquer problemas que surjam.
 
A Controladoria Geral foi criada no ano passado pelo presidente cubano, general Raúl Castro, que salientou a necessidade de reforçar a "legalidade" e as "instituições" da ilha.
 
Na última semana, Raul em seu discurso, chamou as instituições para encarar o crime com maior êxito e cordenação e que o Conselho de Estado dará atenção prioritária para  acusações dos órgãos de fiscalização, tribunais e da Controladoria Geral.
 
Além disso, o presidente cubano advertiu que "sem uma rejeição social as ilegalidades e corrupção,causará o enriquecimento de poucos à custa do suor da maioria, atitude que ataca diretamente a essência do socialismo".

Fonte: Cuba Debate e Granma
Tradução: AF Sturt/ blog Solidários

2 comentários:

  1. No alvo, diria a giria militar. Os verdadeiros inimigos das revoluçõe socialistas não são pensadores, pensem eles o que quiserem (contando, é claro, com nossa resposta, como é de nosso direito e obrigação), mas dos ladrões, que os corruptos são. Uma boa e desanimadora punição para o corrupto é a retirada de todos os seus bens e postos. O problema não é só a desigualdade que salientou o camarada Raul, mas também que os ricos, uma burguesia, são afetados por algum tipo de problema de cabeça que os leva a fazer absurdos, contra a vida humana e do planeta. É também um caminho mais fácil, pois é muito mais fácil constatar riqueza ilícita do que qualquer tipo de idéia.

    ResponderExcluir
  2. concordo com o Alex.
    quanto a ação do governo cubano, eu só teria a dizer, ala Chaves: isso, isso, isso!!!!

    ResponderExcluir