Embaixador de Cuba em Angola, Pedro Ross Leal | Foto: Agência Angola Press |
Dois mil duzentos e quinze especialistas cubanos trabalham em Angola, no âmbito dos acordos de cooperação bilateral.
Esta informação foi prestada à Angop hoje, segunda-feira, pelo embaixador de Cuba em Angola, Pedro Ross Leal, referindo que deste número, 1300 trabalham no sector da saúde e os restantes na educação e construção civil.
Segundo o diplomata, estes especialistas estão colocados nas 18 províncias onde contribuem para a estabilidade e desenvolvimento do país.
O embaixador destacou a colaboração em cinco faculdades de Medicina, para formação de médicos a funcionar a partir deste ano nas províncias de Cabinda, Benguela, Huambo, Huíla e Malange.
Destacou, igualmente, o tratamento de aproximadamente 160 mil cidadãos no Centro Oftalmológico de Benguela, doado por Cuba, tendo sido realizado mais de dez mil cirurgias, bem como do programa de alfabetização “ Sim Eu Posso”, em curso em todo pais.
“Verifica-se hoje, em todo território nacional, a presença de médicos, professores, construtores, cientistas e outras categorias de trabalhadores que têm contribuído com a sua experiência e conhecimentos, ao mesmo tempo que bebem da experiência acumuladas pelos profissionais e técnicos angolanos “, referiu.
De acordo com Pedro Leal, Cuba sente-se orgulhosa pelo fato de seu espírito internacionalista e de solidariedade ter contribuído para que distintos povos pudessem sair da opressão do jugo colonial e alcançar a independência total como no caso de Angola, a libertação de alguns países do continente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário