Eleições em Cuba: Uma força da Revolução garantida pelo Estado | Foto: Granma |
Autoridades cubanas iniciarão a partir de amanhã a comprovação do registro de eleitores com vistas às eleições parciais, que selecionarão os delegados às Assembleias Municipais do Poder Popular. Ditos sufrágios se realizarão no próximo 25 abril e no seguinte domingo - 2 de maio, em segundo turno, naqueles circunscrições onde nenhum dos candidatos obtenha mais de 50 % dos votos válidos emitidos.
Em entrevista coletiva, a presidenta da Comissão Eleitoral Nacional, Ana María Mari, precisou hoje que, com o apoio de dirigentes de bairros e a visita a cada lar, se prolongará o processo até no dia 14 de fevereiro.
Reiterou que as autoridades eleitorais trabalharão com ética, profissionalismo, apego à lei e imparcialidade como partes de um processo exemplo para apresentar ao mundo: nosso Registro de Eleitores se distingue de outros em nível internacional por ser de ofício, público e permanente, destacou o vice-presidente da mencionada comissão, Rubén Pérez.
Explicou que cada cubano aos 16 anos é inscrito automaticamente para exercer o voto, um direito constitucional, assim como também tem acesso a consultar o listrado, cuja atualização ocorre de maneira periódica.
Também antecipou que a nominação de candidatos começará no dia 24 de fevereiro e culminará um mês depois nas áreas definidas pelas 15 mil e 93 circunscrições desta ilha caribenha: esse será um momento para propiciar a maior quantidade de propostas e nomear aos melhores pela sua autoridade moral ganha nas comunidades sem distinção de raça, sexo ou crença religiosa, sublinhou Pérez.
A julgamento do presidente do Parlamento cubano, Ricardo Alarcón, todo o processo eleitoral tem que levar-se a cabo com rigor, sistematicidade, e espírito crítico e criador como convocou o chefe de Estado Raúl Castro.
Tal estilo, indicou recentemente, deve guiar a conduta dos revolucionários em todo momento, e de forma especial em atividades de importância decisiva para o fortalecimento da institucionalização em Cuba.
sites catolicos tambem adoram caluniar Cuba
ResponderExcluirhttp://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2008/02/20/a-renuncia-do-ditador-fidel-castro/
vejam
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=Jr5Q5Volv88