quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Revolução Cubana completa 51 anos

Ato pela libertação dos cubanos presos nos EUA | Foto: Prensa Latina 

Por Robson Ceron 

Aproveitamos a mensagem dos Cinco Heróis Cubanos, presos no império, para desejar a todos um excelente 2010, na perspectiva da solidariedade com nossa querida Cuba e na construção do socialismo. 

Viva Cuba! Viva a Revolução! Viva o Socialismo! 

Mensagem dos Heróis Cubanos

Queridos filhos e filhas de nossa digna pátria: com alegria e orgulho chegamos em um novo ano e com ele mais um aniversário da vitória que resgatou a soberania para nosso povo; com tudo o que isso implica em termos de verdadeira participação política, novas formas de relações humanas, cultura solidária e uma sociedade com uma abordagem racional aos desafios globais do nosso tempo. 

Passado meio século, se poderia esperar do império um elementar respeito para com a decisão soberana de um povo, mas tudo parece indicar que a Doutrina Monroe, primeira pedra de sua construção, será a última trincheira do seu desmantelamento, as ações percorrem os antigos caminhos. A linguagem presa aos conceitos infantis de paus e cenouras. Nas câmaras legislativas, do governo mais poderoso da história, seguem ressoando algumas vozes de desdém pela decência, que fariam Calígula corar. Tudo para permanecer justificando a criminosa política contra Cuba.

Como as coisas estão hoje, é difícil determinar se o jovem e promissor presidente, eleito por maioria esperançosa, não sucumbirá à minoria vociferante e obscurantista que o despreza. Para nós, os mesmos desejos brutais, sob belas palavras: uma aposta na ingenuidade dos cubanos, que têm falhado em impor o medo, a mentira, a divisão e o incitamento à ganância. 

Cinquenta e um anos de uma revolução como a nossa são motivos suficientes para comemorar, e lugar adequado para refletir, planejar e seguir em frente. Desde nossas celas no centro do império - nas quais nunca ouviram claudicantes lamentos - nós nos unimos ao júbilo patriótico; exortamos a firmeza, a agudeza e a estar alerta; e desejamos êxito no desafio de defender, melhorar e continuar construindo o nosso socialismo. 

Um grande abraço. 

René González Sehwerert.
Antonio Guerrero Rodríguez.

27 de Dezembro de 2009. 

2 comentários:

  1. *Lo más importantes sobre los 5 héroes cubanos, es que son hombres que saben cuáles son sus luchas, sus prioridades…. Hombres que aunque se les pretenda mantener encarcelados de por vida… siempre serán hombre libres.

    ResponderExcluir
  2. Perfecto: "siempre serán hombres libres".

    ResponderExcluir