quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Brasileiro em Cuba: "Mais pessoas a favor do sistema comunista e felizes"

Brasileiro na Praça da Revolução em Cuba | Foto: Blog P&B

Por Pedro Cavalcanti no Blog P&B

Verdade seja dita: as pessoas falaram de Cuba em uma situação tão mal, mas realmente tão mal, que acabei indo para lá esperando encontrar o pior de tudo.

Por pior, eu quero dizer: gente nas ruas, fome, pessoas pedindo esmola (além de qualquer coisa que você possua do mundo capitalista), entre um povo infeliz e louco para que estourasse outra revolucão, porém dessa vez a favor do capitalismo.

Quão na foi a minha surpresa, quando cheguei em Havana e encontrei uma cidade super agradável, cheia de muita, muita história, além de um povo boa praça e sempre disposto a bater um bom papo, seja sobre política, o seu país de origem ou a novela Páginas da Vida que é o grande hit do momento no país.

Além disso, encontrei (para minha surpresa!), muito mais pessoas a favor do sistema comunista e felizes com o que o país estava oferecendo, do que pessoas contra e abominando o "sistema castrista". Digo mais, de todos os cubanos com quem conversei, e pode colocar aí mais de uma dezena, só me lembro de uma senhora que encontramos num museu, a qual, colocou-se contra o sistema.

Ao conversar mais com eles, entendi que as grandes razoes para esse apoio concentram-se em dois pólos: saúde e educação. No primeiro, a abertura é geral e vc encontra saúde de qualidade sem ter que tirar um centavo do bolso e no segundo aspecto, estamos falando de um país com 0% de analfabetismo, além de 70% da população economicamente ativa do país com no mínimo 3° grau completo.

Não me entendam mal, tudo que coloquei aqui não me faz alguém a favor do sistema comunista, até porque as partes ruins todo mundo conhece: bloqueio comercial, falta de relações diplomáticas que vários países, pessoas tentando fugir da ilha por uma vida melhor, entre outros. Mas, acima de tudo o meu ponto aqui é tentar enaltecer um pouco mais os lados favoráveis do sistema e o que a populacão ganha com isso.

Pedro Cavalcanti é brasileiro turistando em Cuba. 

3 comentários:

  1. Tempo atrás lendo um blog com hospedagem em provedor da abril ,se eu não me engano, também encontrei um relato de um jornalista que foi a Cuba e difere totalmente das coisas que a tal blogueira e a midia pro EUA coloca.

    ResponderExcluir
  2. Gozado, SEMPRE os relatos elogiosos a Cuba são de turistas. Não consigo ler um relato elogioso de Cuba que venha de um cubano. Exceção feita, obviamente, a nomenklatura.
    Por que será?

    ResponderExcluir
  3. Desculpe-me, caro Antonio Nunes, mas resta hialino que você tem pouquíssimo contato com os cubanos. E eu não vou falar dos cubanos que vivem em cuba, que você logo tajaria "nomeklatura" ou reprimido e censurado. Exemplifico com os cubanos que vivem no Brasil. Que saíram de Cuba por diversas razões. Mas que não deixaram de defender seu país e seu sistema econômico-político. Dê uma olhada... http://ancreb-jm.blogspot.com.br/

    Moram, trabalham, têm família no Brasil, evidentemente não são da "nomenklatura".
    Por outro lado, que repressão poderiam alcançá-los aqui...
    (por favor leia, http://convencao2009.blogspot.com.br/2011/05/todo-cubano-que-saiu-de-cuba-e-foi.html)

    Podes ter certeza, 90% cubano defenderia com a vida seu país e a Revolução, 9% poderiam ficar indecisos, e apenas 1% não agiria assim (estes, na sua maioria, já são financiados pelo imperialismo, como a gusana-mor, Yoani Sanches.

    att
    Robson


    ResponderExcluir