quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Cerca de 60% das exportações brasileiras para Cuba são de industrializados

Ministro cubano Rodrigo Malmierca | Foto: Houston Chronicle

Da Agência Prensa Latina 

Autoridades de Cuba e do Brasil realizarão hoje a primeira reunião do grupo de trabalho para assuntos econômicos e comerciais, com o objetivo de ampliar a cooperação nesses setores.

Será uma oportunidade para examinar o ponto em que nos encontramos e traçar novas metas para o futuro, afirmou o ministro cubano de Comércio Exterior e Investimentos Estrangeiros, Rodrigo Malmierca.

Durante a inauguração do Pavilhão do Brasil no contexto da 27ª edição da Feira Internacional de Havana que se efetua na ExpoCuba, Malmierca explicou que ambas as nações trabalharão juntas na zona de desenvolvimento integral da localidade do Mariel, nas proximidades da capital, que se converterá na obra insígnia de nossas relações.

Pontualizou que o projeto inclui a ampliação do porto de Mariel, construção e reparo de ferroviárias e estradas para facilitar um melhor acesso e a criação de uma zona de atividades logísticas e entre outros objetivos estratégicos.

O setor turístico -agregou- será beneficiado com a aquisição de equipamento para remodelar hotéis e ampliar a gama de serviços, além de que se avança em outros planos que abarcam a indústria básica, agricultura e as áreas de biotecnologia e farmacêutica.

De acordo com dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, no período janeiro-setembro 2009, a cesta de exportação do país sul-americano para a maior das Antillas foi de 61,8 por cento de bens industrializados e 38,2 por cento de produtos básicos.

A importação é concentrada em poucos produtos, sobretudo extratos biológicos para uso medicinal (72,9 por cento do total) e cimento Portland (23,5 ), informa um relatório entregue à Prensa Latina.

Até setembro do ano em curso, 364 empresas brasileiras efetuaram vendas para Cuba e 15 compraram de entidades da ilha caribenha, indica o documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário