Convite para o evento; cinco cubanos entre os homenageados | Blog Rafael Fortes |
A Medalha da Resistência “Chico Mendes” 2009 foi concedida aos cinco lutadores antiterroristas cubanos que permanecem presos injustamente nos Estados Unidos desde 1998. Segundo a agência de notícias Prensa Latina, a medalha foi outorgada pela organização brasileira Tortura: Nunca Mais e foi recebida por Vladimir Martínez, cônsul cubano em São Paulo.
Depois de receber a distinção em nome de Gerardo Hernández, René González, Antonio Guerrero, Ramón Labañino e Fernando González - conhecidos internacionalmente como os Cinco Cubanos - o diplomata agradeceu ao povo brasileiro sua solidariedade e seus esforços para difundir a verdade sobre o caso destes homens, detidos há mais de dez anos pela infiltração de grupos extremistas no sul da Flórida que planejava e realizava ações terroristas contra Cuba.
Martínez acrescentou que esta medalha também reconhece o povo cubano por sua defesa dos princípios de uma sociedade socialista e de seu direito à soberania e à autodeterminação.
A cerimônia de premiação, realizada na Aula Magna do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Geral do Rio de Janeiro, foi assistida por Paulo Vannuci, Secretário Especial de Direitos Humanos Assuntos do Brasil, bem como pelos representantes organizações sociais e estudantis brasileiras.
A medalha “Chico Mendes” foi instituída em 1989 em memória de todas as pessoas mortas e desaparecidas sob a ditadura militar no Brasil e do sindicalista e ativista ambiental brasileiro morto em um ano antes. A distinção é concedida a pessoas ou organizações, com méritos na defesa dos direitos humanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário