quinta-feira, 16 de abril de 2009

Cubanos da XVII Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba

Bandeira de Cuba | Foto: Flag

Por Robson Ceron
 
Entre os dias 10 e 13 de Junho, acontecerá em Santa Catarina, a Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba - edição 2009. 

Além de solidarizar com à Revolução Cubana e fortalecer a amizade entre os povos brasileiro e cubano, o encontro exigirá o fim do bloqueio estadunidense contra Cuba e a libertação dos 5 antiterroristas cubanos presos nos EUA. 

Veja a programação completa aqui

Participantes cubanos

CAMILO ROJO ÁLVAREZ: Advogado, filho de Jesús Rojo Quintana, uma das vítimas do atentado contra o vôo da Cubana de Aviación, em 1976, na costa de Barbados. Ele representa o comitê dos familiares das vítimas do terrorismo em Cuba. Tem participado de numerosos encontros internacionais para denunciar os atos terroristas que têm sido praticados contra Cuba.

HARRY ANTONIO VILLEGAS TAMAYO: É General de Brigada e Herói Nacional de Cuba. Membro da Associação Nacional de Combatentes, do Comitê Central do PCC (Partido Comunista de Cuba) e deputado da Assembléia Nacional do Poder Popular (ANPP) de Cuba. Foi o único que acompanhou Che Guevara em todas as campanhas militares: em Sierra Maestra, na Campanha de Las Villas, na África e na Bolívia, Ele publicou seu diário "Pombo: um homem da Guerrilha de Che".

NATIVIDAD GUERRERO BORREGO: Diretora do Centro de Estudos sobre a Juventude, professora da Universidade de Havana, membro da Sociedade Cientifica de Psicologia Cubana e de Estudos da Sexualidade. Participou de inúmeros eventos científicos nacionais e internacionais (Brasil, México e Guatemala), sendo convidada para debater sobre juventude e sexualidade.

TUBAL PAEZ. Presidente da União de Jornalistas de Cuba. Foi combatente clandestino durante ditadura Batista (1957-1958); militante do Movimento Revolucionário 26 de Julho; e preso político em 1958. Secretário Geral Partido Unido da Revolução Socialista nos municipios havaneros de Campo Florido e Jaruco (1962-64), é deputado da ANPP, sendo vice-presidente da Comissão de Relações Internacionais da Assembléia Nacional e representante de Cuba Fórum Interparlamentar das Américas (FIPA).

E ainda:

CARLOS TREJO SOSA. Embaixador, cônsul-geral de Cuba no Brasil.

ENRIQUE JOAQUIN ROMÁN HERNANDEZ. Primeiro vice-presidente do ICAP
(Instituto Cubano de Amizade com os Povos).

FÁBIO SIMEÓN GONZALEZ. Representante do ICAP para o Brasil.

Um comentário:

  1. Ao participar do FSM, gostei muinta dos debates da de Cuba, e seus ritimos calientes,

    ResponderExcluir