José Martí em Cuba | Foto: Eupassarin |
Na sequência da homenagem do Solidários aos 158 anos de nascimento de José Martí, publicamos matéria da Prensa Latina nos dando conta de mais uma Marcha das Tochas, evento anual que ocorre em Havana e homenageia o herói nacional.
Milhares de jovens, junto ao primeiro vice-presidente cubano, José Ramón Machado Ventura, realizaram aqui a tradicional marcha das tochas, homenagem ao herói nacional, José Martí, dedicada neste ano aos 158 anos de seu natalício.
Uma massa juvenil inundou novamente a escadaria da Universidade de Havana, no início de uma caminhada que culminou no Parque Central, nesta capital.
Ao concluir a marcha, o primeiro vice-presidente depositou uma oferenda floral junto ao Herói Nacional de Cuba, cujo nome alumia esse parque.
Acompanharam-no na colocação a primeira secretária da Juventude Comunista e a presidenta da Federação Estudantil Universitária (FEU), Liudmila Álamo e Maidel Gómez, respectivamente.
Martí é a pedra angular da árvore que sustenta a nação, é o espírito que não podemos apagar, por sua humanidade, por seu apego à verdade e extraordinária decência, disse Gómez em breves palavras à multidão ao iniciar a caminhada.
A peregrinação serviu para homenagear também os 50 anos da vitória de Girón e a proclamação do caráter socialista da Revolução Cubana.
Gómez remarcou a responsabilidade das gerações atuais na preservação do socialismo.
Além disso, destacou a firmeza dos jovens de hoje de acordo com os cinco cubanos presos em cárceres dos Estados Unidos por alertar sobre planos contra Cuba orquestrados nesse país.
Uma apresentação do popular dueto Buena Fe serviu como encerramento à marcha das tochas, que teve sua primeira edição em 1953.
Leia todos os textos do Especial: José Martí: 158 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário