Um Ilyushin Il-96-300 da companhia aérea Cubana de Aviación | Foto: Cavok |
Por Sturt Silva
A informação de que a empresa Cubana de Aviación voltaria a voar a Cuba partindo do Brasil foi dada por Adolfo Curbelo, Embaixador de Cuba no Brasil, ao jornalista Valter Xéu, editor dos sites Pátria Latina e Revista Pelo Mundo, e publicada no site Cuba Hoje.
Segundo a reportagem, a opção seria uma escala em Salvador ou Recife de um dos voos da Cubana, que sai da cidade de Buenos Aires, na Argentina, semanalmente.
Por outro lado, voos charters que sairiam direto do Brasil, uma vez por mês, e depois, quinzenal e semanal, também estão sendo estudados.
Segundo Valter Xéu, para que a ideia seja considerada, é necessário haver passageiros; e o primeiro passo seria a divulgação das atividades turísticas de Cuba no nordeste brasileiro, com destaque para o turismo de saúde, educação, direito internacional, cultura, história e praias, dentre outros atrativos. E o ponto de partida seria um voo com operadores de turismo e jornalistas para conhecer o potencial turístico da Ilha.
Uma reunião online está marcada para o final deste mês de agosto, com operadores de turismo da região nordestina, com o embaixador e a direção da Cubana de Aviación no Brasil, informa a reportagem.
Em Julho, o Blog Solidários a Cuba já tinha anunciado que a diplomacia de Cuba no Brasil estudava opções para aumentar as opções de voos para brasileiros que querem visitar Cuba.
Em julho de 2013 a Cubana de Aviación havia inaugurado um voo semanal, porém, ele foi cancelado em fevereiro de 2015. A companhia também havia operado a conexão entre os anos de 1993 e 2005.
Atualmente o brasileiro que quiser visitar Cuba precisa obrigatoriamente fazer escala no Panamá.
Em 2016 eu visitei Cuba e o vôo saia de São Paulo! E aqui diz que foi em 2015 o último vôo saindo daqui do Brasil.Mas a empresa não era cubana.Como é atualmente? Se eu quiser viajar amanhã ,qual aeroporto brasileiro que eu tenho que acessar?
ResponderExcluir