Mijaín López, que venceu em Pequim, Londres e Rio, entra para história ao ser tetracampeão em Tóquio 2020 Foto: JIT Cuba |
Do Opera Mundi
O cubano Mijaín López conquistou sua quarta medalha de ouro olímpica nesta segunda-feira (02/08) nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, um feito histórico na luta greco-romana após derrotar o georgiano Iakobi Kajaia na final de até 130 kg.
Nunca antes um atleta havia ganhado quatro medalhas de ouro na modalidade. Até esta segunda, Mijaín compartilhou com o russo Alexander Karelin a conquista de três títulos na categoria.
Após sair vitorioso da final, o vencedor agradeceu a todos pelo apoio e a "força que foi transmitida de Cuba" durante os jogos de Tóquio 2020. Em especial, López agradeceu ao ex-presidente cubano Fidel Castro, dedicando sua quarta conquista ao líder da Revolução Cubana: "hoje, somos merecedores graças a ele".
Para ele, Fidel foi quem levou "pela primeira vez" o esporte a Cuba. "Acredito que hoje somos merecedores desses resultados graças a ele e graças aos esforços que ele fez para que nossa Revolução seguisse adiante", afirmou López declarando que, agora, os cubanos "levam essas honras" para o mundo todo, "reconhecendo cada dia mais nossa bandeira que é poderosa".
"É um triunfo para Cuba. E é graças à Revolução e a Fidel que estamos aqui hoje. Eu dedico minha vitória a ele. Sem a visão dele para o movimento esportivo não estaríamos aqui hoje", disse.
🇨🇺Viva povo cubano! Viva Fidel! Viva Revolução!
— Solidários a Cuba (@blogsolidarios) August 2, 2021
Gigante Mijaín López 🥇🤼♂️🇨🇺 Tetra campeão olímpico 👇 https://t.co/ZeEVaCiVzW
#MijaínLópez conversa con presidente de #Cuba @DiazCanelB vía telefónica tras oro en lucha greco de #JuegosOlímpicos
— Prensa Latina (@PrensaLatina_cu) August 2, 2021
🧐Manténgase informado con https://t.co/iU5cZ7uQlL #Tokyo2020: #JuegosOlímpicos #CubaenTokio202 @InderCuba @PresidenciaCuba pic.twitter.com/XAv3O3IAYD
Nenhum comentário:
Postar um comentário