quinta-feira, 18 de abril de 2019

Celebrado ato pelos 60 anos da Revolução Cubana em Marília

Público durante o ato pelos 60 anos da Revolução Cubana | Foto: PET
Por Surt Silva

No último dia 9 de abril foi realizado na Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Marília, um ato em comemoração pelos 60 anos da Revolução Cubana.

Organizado pelo Programa de Educação Tutorial de Ciências Sociais da Unesp de Marília, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências, o evento contou com a presença de Pedro Monzon Barata, Cônsul Geral de Cuba em São Paulo; de Jasely Fernández Garrido, conselheira para assuntos acadêmicos do Consulado; e dos professores Marcelo Fernández, chefe do Departamento de Ciências Sociais e Economia; Marcos Del Roio, coordenador de pós-graduados de Ciências Sociais e Jefferson R. Barbosa, tutor e coordenador do Programa de Educação Tutorial em Ciências Sociais. 

Pedro Monzon Barata, representando oficialmente Cuba, palestrou durante uma hora e tratou da dolorosa situação econômica, social, política e educacional antes da Revolução de 1959 e como este processo mudou radicalmente a situação da ilha. O diplomata explicou como que o processo liderado por Fidel Castro fez com que o país desenvolvesse áreas como a biotecnologia, medicina, educação, cultura e esporte, tornando-se referência no terreno da colaboração internacional.
Público durante o evento; intervenções de Pedro Monzon e Jasely Fernandéz | Fotos: PET
Outras temáticas relacionadas ao "período especial", a resistência do povo cubanos em relação às políticas agressivas dos EUA, incluindo o bloqueio, o papel das mulheres cubanas na Revolução e a essência da política externa de Cuba também foram discutidas entres os palestrantes e o público. 

Todas as intervenções constituíram uma homenagem à Revolução Cubana em seus 60 anos e, em todos os casos, sem exceção, a plateia aplaudiu maciçamente.

O ato se encerrou com vídeo de um discurso de Fidel Castro no 50º aniversário da ONU. Os professores presentes também afirmaram o interesse de criar uma Associação Cultural de Solidariedade a Cuba no meio universitário.
Ato: "As relações de cooperação Cuba/Brasil nos marcos de 60 anos da Revolução"
Com informações do MINREX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário