Site oficial lançado na última sexta-feira contém arquivo de fotos, vídeos, discursos, cartas, pinturas, caricaturas, poemas e livros
Fidel ganha sitesó seu nos seus 90 anos |
Do Opera Mundi
O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, que completou 90 anos ontem (13/08), recebeu nesta sexta-feira (12/08) como presente um site que reúne sua biografia, escritos, discursos, fotos inéditas e outros documentos sob o título "Fidel, soldado das ideias".
O site, criado pelo portal digital oficial Cubadebate e pela Universidade de Ciências Informáticas (UCI) e que pode ser visitado no endereço www.fidelcastro.cu, contém "um amplo arquivo de fotos, vídeos, discursos, cartas, pinturas, caricaturas, poemas e livros", segundo a agência estatal Prensa Latina.
Cubadebate é o portal digital no qual Castro publica suas "Reflexões", artigos sobre assuntos da atualidade que o ex-presidente começou a escrever a partir de 2006 após delegar o poder a seu irmão Raúl.
O diretor do Cubadebate, Randy Alonso, destacou nesta sexta-feira durante a apresentação da iniciativa o "valor histórico" dos documentos recopilados na nova página.
Uma biografia, uma extensa cronologia e uma galeria fotográfica com mais de 3.000 imagens, arquivos sonoros e vídeos são alguns dos conteúdos de "Fidel, soldado das ideias".
Entre as fotografias há várias do arquivo pessoal da família Castro: uma delas mostra a mãe do ex-presidente, Lina Ruz, no dorso de um cavalo, outras mostram a infância de Fidel e seus irmãos e também é possível ver um retrato de seu casamento com Mirta Díaz-Balart.
No site foi reunida também a maior parte dos discursos do líder da Revolução Cubana, desde o ataque ao quartel Moncada em 1953 até sua última intervenção pública até o momento, que aconteceu em abril deste ano durante o 7º Congresso do Partido Comunista de Cuba.
Alonso ressaltou, além disso, a seção dedicada às 82 viagens internacionais realizados por Fidel entre 1959 e 2006.
A página está disponível em espanhol, inglês, francês, português, alemão, italiano, russo e árabe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário