sexta-feira, 19 de junho de 2015

Documentário - Bloqueio: a guerra contra Cuba


Este vídeo, realizado pelo Comitê de Solidariedade a Cuba e pelo Movimento Sem Terra, mostra as agressões que Cuba vem sofrendo por parte dos EUA desde o início de sua Revolução.

Mostra também a firmeza e a determinação do povo cubano em não se render às pressões exercidas pela maior potência econômica e militar do planeta em todos os tempos. Há mais de cinco décadas o país vem sendo obrigado a suportar o maior bloqueio já exercido sobre qualquer país na história da humanidade - somando-se a isso diversos ataques terroristas e atos de sabotagem que visam destruir seus meios de produção com vista a causar-lhe escassez de alimentos e outros recursos.

Assista também: "Bloqueio: a guerra contra Cuba" [documentário argentino]

Nele ainda se fez uma homenagem a Camilo Cienfuegos, cubano revolucionário e combatente do Exército Rebelde que desapareceu fisicamente na queda de um avião no mar. Ele praticamente não testemunhou as grandes mudanças em Cuba após o Triunfo da Revolução. Morreu em 28 de outubro de 1959. Os estudantes cubanos, nesta data e todos os anos jogam flores no mar para fazer uma homenagem a Camilo.

Na parte final do vídeo se vê o lindo desfile do Primeiro de Maio em Havana, agora com a presença dos Cinco Heróis à frente da animada marcha.

Cuba dá um exemplo para a toda a humanidade de que é possível resistir vitoriosamente a toda essa monstruosa agressão imperialista quando um povo está dotado de consciência política, determinação de luta e organização.

Assista:

Nenhum comentário:

Postar um comentário