Por Tayguara Ribeiro do Vermelho
O Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP) felicitou os brasileiros pelos resultados obtidos nas eleições do último domingo (26) que promoveram a reeleição da presidenta Dilma Rousseff. Acompanhando de perto o pleito, o ICAP deu ênfase em sua saudação aos Movimentos Brasileiros de Solidariedade com Cuba.
No texto, o instituto lembrou também que esta foi uma disputa muito dura e que a participação dos movimentos foi fundamental para a obtenção da vitória.
“Gostaria de felicitar a vitória obtida por esta parte importante do Movimento de Solidariedade com Cuba no Brasil. Acompanhado por outros aliados, ele estava ativamente envolvido na campanha do Partido dos Trabalhadores... A forte tensão que esta eleição gerou, em que os meios de comunicação direitistas até o último momento tentaram todos os tipos de manobras para exercer a sua oposição partidária, só conseguiu como resultado a unidade das forças progressistas”.
Veja o texto na íntegra:
Saudações aos Movimentos Brasileiros de Solidariedade com Cuba
Com grande interesse acompanhamos de perto o processo eleitoral brasileiro, recentemente concluído, em que o segundo turno ofereceu ao povo a única opção possível para continuar a fazer progresso em direção à construção de um mundo melhor, em oposição ao projeto conservador, neoliberal, reacionário, tradicional protetor dos grandes capitais e representado pelas oligarquias mais poderosas do país.
A forte tensão que esta eleição gerou, em que os meios de comunicação direitistas até o último momento tentaram todos os tipos de manobras para exercer a sua oposição partidária, só conseguiu como resultado a unidade das forças progressistas, que foram capazes de visualizar o perigo a que estavam expostos, não só as pessoas do Brasil, mas em toda a América Latina, tendo ameaçadas as suas mais nobres esperanças de tentar manter a unidade na região.
Gostaria de felicitar a vitória obtida por esta parte importante do Movimento de Solidariedade com Cuba no Brasil. Acompanhado por outros aliados, ele estava ativamente envolvido na campanha do Partido dos Trabalhadores.
E na condição de cubano, um especial reconhecimento aos amigos, que despojados de sectarismo político e com clareza vertical, foram capazes de compreender o valor da unidade de ação como uma ferramenta para alcançar seus objetivos de classe.
Exorto a este povo que continue a fortalecer a solidariedade e as nossas relações de amizade, todos os dias, com as ações que contribuem para a unidade e o bem-estar de nossas raízes.
Receba um grande abraço de Cuba.
Simeon Fabio González
Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP).
Nenhum comentário:
Postar um comentário