A Marcha das Tochas, tradicional evento que acontece em Havana pela comemoração do aniversário de José Martí, levou mais de 10 mil pessoas às ruas da capital nesta terça-feira (28) e contou com a participação dos líderes presentes no II encontro da Cúpula da América Latina e do Caribe (CELAC).
Nicolas Maduro (Venezuela), Evo Morales (Bolívia), Daniel Ortega (Nicaraguá), José Mujica (Uruguai) Michel Martelly (Haití), Donald Romatar (Guiana), Portia Simpson (Jamaica), Baldwin Spencer (Antigua e Barbuda) e Ralph Gonçalves (São Vicente e Granadinas) se juntaram a Raul Castro e os jovens nas ruas.
A marcha começou após a fala de Yosvani Montano, presidente da Federação dos Estudantes Universitário (FEU), que defendeu a revolução com todos e para o bem de todos. Também foi lembrada a ideia de “Pátria Grande” que Martí sempre foi adepto para a América Latina.
A marcha acontece desde 28 de janeiro de 1953, data que comemora o aniversário do herói cubano José Martí. Neste ano, ele completaria 161 anos. Escritor e Jornalista, Martí foi o criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC), líderes da independência de Cuba em relação a Espanha, e seus ideias influenciaram a revolução de Fidel Castro em 1959.
Nenhum comentário:
Postar um comentário