Fonte: PRENSA LATINA
Havana, 3 fev(Prensa Latina) A União Nacional Elétrica de Cuba (UNE) informou que no país se gerou mais energia com menos uso de combustível em 2011 e se ampliou um plano de reabilitação e manutenção no setor.
O diretor de Investimentos, Norge Luis Morales ao oferecer essa informação, acrescentou que neste ano a entidade continuará sua estratégia baseada no controle e a eficiência.
Com o cuidado das instalações -agregou em declarações publicadas hoje no diário Granma - se poderá atingir uma melhor disponibilidade na geração, e a diminuição das saídas por emergência das centrais.
As repareções capitais em 2011 propiciaram melhoras nos índices de insumo e consumo específico, o que se traduz em um menor uso de combustível para a geração de eletricidade, precisou Morales.
Em 2011 -indicou- também se realizaram mais de 92 mil ações de reabilitação de redes, o qual fez possível a eliminação de umas 20 mil zonas sob voltagem, e se normalizaram as redes de 16 assentamentos açucareiros, onde se instalaram novos motoristas, postes e metro - contadores.
Nesse período "assinalou Morales- ligaram-se nove subestações elétricas em igual número de províncias, o que favoreceu os parâmetros de voltagem, e uma diminuição das afetações e perdas de energia.
Destacou o processo de continuidade no processo de modernização elétrica, tanto no setor residencial "onde se iniciaram 75 mil novos serviços " como no estatal no que se introduziram novos controladores de energia e o método pré-pagamento das tarifas de eletricidade.
mmd/rmh/joe
Nenhum comentário:
Postar um comentário