Fonte: VERMELHO
A Frente Parlamentar Brasil Cuba reuniu-se com o embaixador cubano no Brasil, Carlos Zamora, na manhã desta quarta-feira (14), na Câmara, para apresentar um balanço das atividades realizadas este ano e discutir as perspectivas de trabalho para 2012. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), coordenadora da Frente Parlamentar, destacou o esforço de promover o intercâmbio de experiências políticas, econômicas e culturais entre os dois países.
O embaixador cubano agradeceu o apoio recebido do Parlamento brasileiro e destacou a importância da ajuda na luta de Cuba contra o bloqueio econômico, que já dura 52 anos, e demais lutas do povo cubano contra as perseguições dos Estados Unidos ao país caribenho. Ele destacou a realização, em maio próximo, na Bahia, da Convenção de Solidariedade a Cuba. Segundo ele, o evento, que já vem se realizado há 20 anos, dá visibilidade às lutas de Cuba.
Zamora também enfatizou a importância de manter a luta pela libertação dos cinco cubanos presos nos Estados Unidos. A senadora anunciou que a Frente Parlamentar vai elaborar material publicitário – cartazes, folders, etc. – para a campanha em favor da libertação dos cinco heróis cubanos. A campanha deve prosseguir este ano com a realização de atividades de interação com setores da sociedade civil e partidos políticos.
A Frente Parlamentar também agendou para o próximo ano intensificar as gestões visando autorização para delegação de parlamentares visitarem Gerardo Hernandez, um dos cinco presos nos Estados Unidos.
Ainda como parte da agenda para 2012, a senadora anunciou a organização de Delegação de Parlamentares para visitar Cuba no primeiro semestre; fomentar maior intercâmbio cultural, político e econômico entre Brasil e Cuba e a realização de Sessão Solene do Congresso Nacional de solidariedade a Cuba.
Para a execução das diversas tarefas propostas, foram escolhidos nomes de parlamentares para coordenações temáticas, ficando o deputado João Ananias (PCdoB-CE) responsável pelos assuntos relativos à revalidação dos diplomas dos médicos brasileiros formados na Escola de Medicina de Cuba; a deputada Janete Capiberibe e o senador João Capiberipe , do PSB do Amapá, coordenarão o Movimento em prol da libertação dos 5 heróis cubanos presos nos Estados Unidos, e a senadora Lídice da Mata (PSB), a deputada Alice Portugal (PCdoB) e o deputado Emiliano José (PT) – todos baianos – coordenarão a Convenção de Solidariedade a Cuba, a ser realizada em Salvador (BA), em maio de 2012.
Criado em 1989, o grupo completou 22 anos este ano e é integrado por mais de 180 parlamentares, sendo o mais antigo e maior grupo parlamentar em funcionamento no Congresso Nacional. Segundo Vanessa, o grupo vem atuando com respeito ao direito internacional e à soberania dos povos.
De Brasília
Márcia Xavier
Nenhum comentário:
Postar um comentário