quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Eliminar desperdícios...

Raúl Castro reitera importância de eliminar desperdício de recurso.

Havana, 1 fev (Prensa Latina) O presidente de Cuba, Raúl Castro, considerou a eliminação do desperdício como a principal contribuição à economia do país, sem deixar de prestar serviços e fazê-los mais eficientes e com maior qualidade.

Durante uma reunião ampliada do Conselho de Ministros, celebrada nos dias 28 e 29 de janeiro, o presidente insistiu na urgência de preparar os quadros de direção, indica hoje o jornal Granma.

Convocou a manter "os pés e o ouvido colados à terra", em alusão à necessidade de escutar as opiniões da população sobre as decisões que vão sendo implementadas, pois são coisas novas e portanto devemos prestar máxima atenção à elas.


O tema inicial do encontro foi a concepção dos primeiros projetos de desenvolvimento de investimentos em escala local, os quais ainda apresentam insuficiências em sua elaboração, sobretudo os relacionados com a agricultura.

Ditos programas começam a dar resposta aos alinhamentos 37 e 38 do Projeto da Política Econômica e Social do Partido (Comunista de Cuba) e da Revolução, que deverá ser aprovado definitivamente no VI Congresso dessa organização política em abril deste ano.

Também se apresentou uma avaliação do processo de desagregação do Plano da Economia 2011 a nível empresarial, tema sobre o qual vários ministros e presidentes dos Conselhos da Administração Provincial renderam conta de sua atividade, detalha o jornal.

Entre outros assuntos discutiram-se os resultados do reordenamento realizado no transporte de cargas, ponto no qual foi assinalado que apesar das deficiências existentes, o sistema permitiu poupar em 2010 quase 40 mil toneladas de combustível.

O Conselho de Ministros ouviu um relatório a respeito de fatos delitivos contra o patrimônio estatal, ante os quais se destacou que é necessário ser mais severo na aplicação de sanções penais e administrativas.

Outro assunto examinado foi o processo de investimento, sobre o qual se concluiu que a difícil situação da economia não entra em contradição com o desenvolvimento dos investimentos.

Agora persistem problemas como a improvisação pois nem sempre se realizam os estudos de factibilidade, se descumprem os contratos e se chegou inclusive a aprovar o início de um investimento sem ter definida a empresa construtora que o executará, aponta o Granma.

Também foram abordados temas como o desenvolvimento da agricultura urbana e suburbana, as ações para combater os focos do mosquito Aedes aegypti em várias províncias, e o sistema de preparação e superação dos quadros do Estado e do Governo.

Por fim, e convidados por Raúl Castro, os participantes da reunião visitaram a sede da companhia de teatro La Colmenita em Havana Velha.

Ali apreciaram a impressionante e emotiva obra "Abracadabra", posta em cena por crianças e adolescentes que integram esse grupo infantil dirigido por Carlos Alberto Cremata.

"Abracadabra" reflexiona sobre as essências humanas e o sacrifício dos cinco antiterroristas cubanos -Fernando González, René González, Gerardo Hernández, Ramón Labañino e Antonio Guerrero-, presos nos Estados Unidos desde o dia 12 de setembro de 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário