Fármaco cubano revoluciona tratamento do pé diabético
Fonte: PRENSA LATINA
Havana, 25 set (Prensa Latina) O HEBERPROT-P um medicamento cubano destinado ao tratamento de pacientes com úlceras do pé diabético em estados avançados e com alto risco de amputação, tem revolucionado o manejo deste quadro, assegurou um especialista.
Manuel Raízes, quem pertence à equipe de trabalho de investigação do produto, explicou à Prensa Latina que o fármaco foi registrado no ano 2006 e desde então tem beneficiado a 16 mil pacientes de várias nações.
O composto, único de seu tipo no mundo, tem múltiplas vantagens, já que estimula a granulação e re-epitelização aceleradas em úlceras do pé diabético, reduz o tempo de cicatrização destas lesões, com o que diminui a remoção de tecido morto e o risco de amputação, explicou o especialista.
Nos pacientes incorporados ao programa temos observado uma redução do índice de amputação menor a cinco por cento, disse o especialista.
O HEBERPROT-P foi desenvolvido pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnología (CIGB), e depois de um longo processo de investigação e ensaios clínicos para validar seus resultados, encontra-se já em todas as unidades de saúde da nação cubana, manifestou Raízes.
Também foi patentado nos Estados Unidos, União Européia, Austrália, Chinesa, Coréia do Sur, Cuba, Hong Kong, Índia, Rússia, Cingapura, Indonésia, África do Sul, México, Malásia e Ucrânia e registrado em outros países.
Dado o valor de seus resultados, o CIGB dedicará um congresso internacional a apresentar todas suas potencialidades, disse Raízes, secretário científico do foro.
Explicou que até o momento se inscreveram mais de 130 delegados de 26 países. Entre os conferenciantes internacionais encontram-se também científicos dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Rússia, Alemanha, Itália e Espanha, entre outros países.
Préviamente ao congresso, se efetuará um curso oficina sobre as aplicações práticas do HEBERPROT-P, ressaltou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário