terça-feira, 8 de junho de 2010

Cuba tem duas novas Províncias: Mayabeque e Artemisa

Com informações do Cubadebate.
Tradução: Robson Luiz Ceron - Blog Solidários.


Cuba anunciou hoje a criação de duas novas províncias, Mayabeque e Artemisa, ao dividir a província de La Habana (rural).

A decisão foi assinada em sessão plenária extraordinária do Comitê Provincial do Partido Comunista de Cuba e da Assembléia do Poder Popular Provincial, com a presença do Primeiro Vice-Presidente do Conselho de Estado e de Ministros, José Ramón Machado Ventura, na Universidade Agrária de Havana.


A nova divisão político-administrativo divide La Havana em duas novas províncias: Mayabeque e Artemisa, cada uma composta por onze municípios.

Mayabeque assume os municípios de Santa Cruz del Norte, Jaruco, Madruga, San Nicolás, Nueva Paz, Batabanó, Güines, Melena del Sur, Quivicán, Bejucal, e terá como Capital a cidade de San José de las Lajas.

Artemisa acolherá os territórios de San Antonio de los Baños, Mariel, Caimito, Bauta, Guanajay, Alquízar, Quivicán, e se somaram os municípios de Pinar del Rio, Candelaria, San Cristóbal e Honda Bahia, que será a capital.

Cuba está agora dividida nas províncias de Pinar del Rio, Artemisa, Mayabeque, Ciudad de La Habana (Capital), Matanzas, no ocidente; Villa Clara, Cienfuegos, Santi Spiritus, Ciego de Ávila e Camagüey, na região central; Las Tunas, Granma, Holguin, Santiago de Cuba e Guantánamo, no oriente; e o município especial da Isla de la Juventud.

Os moradores dos municípios conhecidos como "Habana campo", cerca de 700 mil, terão, com esta nova estrutura "uma melhor organização política, produtiva, econômica e social", foi destacado na reunião.

A província de Havana, de 5.730km2, é uma área essencialmente agrícola, e é a principal fornecedora de alimentos para a cidade de Havana, de dois milhões de habitantes.

A última mudança da divisão territorial em Cuba datava de 1976, quando passou de seis para 14 províncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário