Havana, capital de Cuba, durante a Revolução Cubana | Arte: Blog Solidários a Cuba |
Por Robson Luiz Ceron
No segundo dia de fevereiro de 1849 nasceu em Majaguabo, hoje Província de Santiago de Cuba, o Major General do Exército de Libertação, o Herói Nacional Cubano, José Maceo y Grajales, que por sua coragem e espírito de luta ganhou o apelido de Leão do Oriente. De sua valentia falam batalhas como as de Pinar Redondo, La Indiana, Cauto Abajo, La Galleta, Arroyo Hondo, Sao del Indio e Loma del Gato, o último lugar onde cairia em batalha, em 1896.
1512 - Os conquistadores espanhóis queimam vivo na fogueira o cacique Hatuey.
1965 - El Comandante Ernesto Che Guevara chega em Cantão, na China, na frente de uma delegação oficial cubana.
Agressões e ataques dos EUA
1959 - É preso o cidadão norte-americano, Allen Robert Mayer, ao tentar entrar ilegalmente em Cuba, perto da cidade oriental de Bayamo, a bordo de um avião, com a intenção de pôr em perigo a vida do Comandante em Chefe, Fidel Castro.
1964 - Quatro barcos de pesca foram sequestrados e levados com toda a tripulação, por unidades da Marinha dos Estados Unidos e Cayo Hueso, quando se encontravam em suas atividades normais de pesca em águas internacionais. Diante do vandalismo, o Governo Revolucionário suspende abastecimento de água para a Base Naval de Guantánamo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário