Médicas cubanas atendem no Haiti | Foto: Patricia Grogg/IPS |
Diz ele, numa tradução livre:
“Há muito poucos lugares onde os haitianos podem ir quando precisam de cuidados médicos urgentes no centro da cidade. No entanto, encontramos uma: o Hospital La Paz, operado pelo pessoal médico cubano aqui no Haiti, juntamente com equipes da Espanha e América Latina ”
“E é incrível ver. Eles estão dando atendimento de qualidade aos feridos graves, média de seis a sete mil pacientes por dia e fazem várias dezenas de cirurgias diariamente. Trabalham em turnos, 24 horas por dia, sete dias na semana e é um dos poucos lugares em toda a cidade onde os haitianos podem ser atendidos com uma chance razoável de sobreviver. Nós vimos muitas lesões traumáticas lá. Eu não sei quantas vezes vimos amputações, fraturas compostas, feridas traumáticas na carne."
"No entanto, estas equipas médicas esmagada pela emergência, encontraram maneiras de cuidar de todos eles, apesar da falta de suprimentos - oxigênio, anestésicos e água- de que necessitam para isso. Eles compensam a falta de abastecimento com aquilo que chega da Espanha ou da ilha e tudo funciona de maneira muito organizada.”
Tinha certeza que Cuba não iria faltar com sua solidariedade ao “terceiro mundo”…
ResponderExcluirÉ lamentável a ocupação militar nesse país e o Brasil faz um triste papel…
Cuba sim um exemplo de país!!! Sempre reparte o que tem com quem precisa. Enquanto isso aqueles que tem de sobra ficam de mesquinharia como ficaram em Copenhague.
ResponderExcluir