segunda-feira, 17 de abril de 2023

Espírito Santo: realizada Convenção de Solidariedade a Cuba

Cônsul de Cuba durante o encontro de solidariedade a Cuba | Foto: Comitê Carioca

Por Sturt Silva 

Foi realizada no último final de semana, 14 e 15 de abril, em Vitória, a Convenção Interestadual (Espírito Santo e Rio de Janeiro) de Solidariedade a Cuba, edição 2023. 

O evento que foi organizado pelo Movimento Capixaba de Solidariedade a Cuba e Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba contou com a presença de Pedro Mónzon, Cônsul-Geral de Cuba no Brasil, e da socióloga Jasely Fernandez Garrido, conselheira de assuntos acadêmicos do mesmo consulado.

No dia 14, os diplomatas cubanos visitaram o Tribunal de Justiça do estado para reunir com o desembargador Fabio Clem de Oliveira. Também participaram da reunião o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), Homero Mafra, o deputado federal Helder Salomão, o vereador de Vitória, André Moreira, e o ex-subsecretário de Direitos Humanos do estado, Perly Cipriano, entre outras pessoas que acompanharam o encontro.

No mesmo dia, mas na sede do Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro-ES), ocorreu um debate, que contou com parlamentares de partidos progressistas, sobre a questão cubana e o bloqueio criminoso imposto pelos EUA contra Cuba. 

No dia seguinte, as atividades de solidariedade à ilha caribenha continuaram. Além da denúncia do bloqueio dos EUA, o encontro também abordou outras temáticas cubanas como: medicina, turismo, educação e uma frente parlamentar estadual de solidariedade ao país socialista. 

A Convenção Interestadual, que é uma etapa regional da XXVI Convenção Brasileira de Solidariedade a Cuba - que será realizada em Belém (Pará) entre os dias 8 e 11 de junho -, ainda marcou a pré-estreia do documentário cubano-argentino La Gota de Água (A gota de água). O filme relata um caso concreto de uma criança cubana de 4 anos que está doente e as consequências diretas das sanções dos EUA. 

Nesse sentido, os organizadores arrecadaram medicamentos que serão levados a Cuba por brasileiros que participarão da Brigada Primeiro de Maio, evento que ocorre em Cuba entre o final de abril e início de maio. Segundo os organizadores foram arrecadadas cinco malas cheias de medicamentos.
Médico cubano Edward | Fotos: Nanda Tardin
Da convenção participaram centrais sindicais, partidos progressistas, movimentos populares, cubanos residentes no Brasil e demais simpatizantes da causa cubana. 

O ato também teve apoio do Sindipetro-ES, Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo, MST, CUT, Clipper Turismo, Centro Cultural Triplex Vermelho entre outros atores.   

Assista:

2 comentários:

  1. Q felicidade de ser no meu estado, estamos precisando mesmo. Uma pena eu não poder ter ido!

    ResponderExcluir
  2. Maria Oliveira - Portugal18 de maio de 2023 às 21:58

    Fico feliz por saber que existe este movimento empenhado em ajudar um país que há tantos anos vive quase só dos seus recursos, vítima da prepotência de quem se acha no direito de impôr regras. Oxalá houvesse mais interessados na pressão aos states afim de acabar com tal política.
    Viva a Revolução Cubana!

    ResponderExcluir