segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Confira 10 falas históricas de Che Guevara

Che Guevara | Arte: MST 

Por Sturt Silva 

O legado de Che Guevara é um grande exemplo de luta, determinação e solidariedade para os povos do mundo, principalmente os oprimidos e explorados.  

Dessa forma listamos 10 momentos da trajetória do guerrilheiro heroico.  

Confira:

1. Discurso de Che na Conferência sobre comércio e desenvolvimento das Nações Unidas em 17 março de 1964, Genebra (Suiça).

2. Discurso completo na 19ª Assembleia Geral da ONU, no dia 11 de dezembro de 1964, em Nova York, Estados Unidos. Ernesto Che Guevara declarou os mais pobres da América Latina como protagonistas da História. 
  

3. Discurso pronunciado no ato de entrega dos Certificados de Trabalho Comunista. 15 de agosto de 1964.

4. Discurso completo do Comandante no Fórum de Energia Elétrica em Havana / Cuba, em novembro de 1963. 
 

5. Fragmento do discurso de Ernesto Che Guevara no ato da comemoração do II Aniversário da integração das organizações juvenis, comemorado em 20 de outubro de 1962, no Teatro Chaplin.

6. Entrevista com Comandante Che Guevara realizada por Lisa Howard para o canal ABC New´s.
    

7. Em 13 de dezembro de 1964, dois dias após seu discurso na ONU, o então ministro de Indústrias de Cuba Ernesto Che Guevara, comparecia aos estúdios da rede de televisão estadunidense CBS para conceder uma entrevista aos jornalistas Paul Niven e Richard C. Hottelet (CBS) e Tad Szulc (New York Times) durante o programa “Face to Nation”.

8. Síntese dos anos em que Che Guevara foi Minístro das Indústrias. Com imagens de arquivo do Comandante em inaugurações de fábricas, realizando trabalho voluntário, falas de Fidel Castro também sobre esse período.

9. Carta de despedida de Che a Fidel lida na apresentação do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba. Em 03 de outubro de 1965.

10. Vídeo que mostra o ato em homenagem a repatriação dos restos mortais de Che Guevara e de outros combatentes que o acompanharam na Bolívia. Chegada dos restos mortais 30 anos depois.

Com informações do MST.

Nenhum comentário:

Postar um comentário