sábado, 20 de novembro de 2021

Assista: Cubanos passaram fome durante a quarentena da Covid-19?

Estudantes cubanos | Foto: Gerardo Nordelo

Por Sturt Silva 

No vídeo abaixo, realizado nas ruas da ilha socialista, cubanas e cubanos falam se passaram fome ou qual quer necessidade do tipo durante a pandemia da Covid-19. 

Segundo o "Pensar História", mesmo sentindo os efeitos devastadores do bloqueio comercial mantido pelos EUA há 60 anos — que já causou prejuízos de mais de 750 bilhões de dólares à sua economia — e apesar de todas as limitações advindas de suas condições geográficas, Cuba segue possuindo a menor taxa de subnutrição do continente. Os indicadores sociais como mortalidade infantil e expectativa de vida também são superiores aos de muitas nações desenvolvidas, incluindo os Estados Unidos.

Em 2020 o PIB cubano caiu 11%. O turismo, principal atividade comercial do país, foi paralisado em quase 90%. Para piorar a situação, desde 2016, a ilha socialista foi alvo de uma nova série de sanções dos EUA - que não foram suspensas durante a pandemia - dificultando assim acesso a matérias primas, máquinas e outros produtos básicos. Tal contexto levou Cuba a enfrentar uma escassez de comida e eletricidade, mas o governo cubano conseguiu garantir que seus cidadãos tivessem o básico para enfrentar tal situação. 

Se não bastasse, Cuba ainda produziu 3 vacinas próprias contra Covid-19: Abdala, Soberana 2 e Soberana Plus. Atualmente 80% dos cubanos, incluindo crianças, estão vacinados com 3 doses.

 Assista:

Nenhum comentário:

Postar um comentário