Saúde no Brasil e em Cuba: dados dos últimos anos |
Na disputa presidencial de 2014, a oposição capitaneada pelo PSDB, cuja principal classe-apoio é a pequena-burguesia reacionária, para angariar mais votos acenou com o fantasma do Brasil se tornar uma nova Cuba. A pequena ilha caribenha se tornou, na boca e na pena de articulistas da direita raivosa, a encarnação de todo o mal que existe no planeta. Miséria, pobreza, autoritarismo e censura à imprensa.
Para acalmar vossas consciências e esclarecer os proletários que compram esse discurso por desconhecimento, indico aqui algumas das condições para o Brasil se tornar uma nova Cuba.
O Brasil só se tornará uma nova Cuba quando o Banco Mundial declarar que nosso país tem o melhor nível educacional da América Latina.
O Brasil só se tornará uma nova Cuba quando a OMS (Organização Mundial de Saúde), declarar que o nosso país alcançou a maior proporção de médicos por habitante.
O Brasil só se tornará uma nova Cuba quando o governo federal construir uma universidade de medicina gratuita dedicada exclusivamente a formar jovens de outros países, principalmente pobres e sem recursos.
O Brasil só se tornará uma nova Cuba quando formos capazes de enviar equipes médicas para outros países que sofrem com catástrofes naturais, como o terremoto no Haiti, ou com epidemias fora de controle, como o ebola na África.
O Brasil só se tornará uma nova Cuba quando nossa taxa de mortalidade infantil for de 4,9 crianças por mil nascidas vivas, a menor de todo o continente americano.
O Brasil só se tornará uma nova Cuba quando a expectativa de vida chegar a 79,07 anos, colocando-nos no nível dos países mais avançados.
O Brasil só se tornará uma nova Cuba quando a taxa de alfabetização da população alcançar quase 100%.
O Brasil só se tornará uma nova Cuba quando a educação for garantida gratuitamente pelo Estado, do berçário até a universidade.
O Brasil só se tornará uma nova Cuba quando o nosso IDH for de 0,815, colocando-nos no 43º lugar e na condição de país com alto índice de desenvolvimento, bem acima da posição que ocupamos atualmente que é a de 79º.
O Brasil só se tornará uma nova Cuba quando a Unicef declarar nosso país território livre da desnutrição infantil.
O Brasil só se tornará uma nova Cuba quando a participação das mulheres no Congresso atingirem, segundos dados da União Interparlamentar (UIP), 48,9%, a terceira maior do mundo.
O risco de virar uma nova Cuba só ocorrerá quando nosso país alcançar tais índices sociais, humanos e políticos. Enquanto isso não acontecer durmam tranqüilos, senhores reacionários. Vocês continuarão deitados em berço esplêndido sonhando com as delícias de seu mesquinho mundo pequeno-burguês, enquanto a maioria do povo viverá sob o pesadelo de um país capitalista profundamente desigual, injusto, com altos índices de analfabetismo funcional, racista e machista.
Renato Nucci Jr é dirigente da Organização Comunista Arma da Crítica em Campinas, interior de São Paulo.
Parabéns pelo texto...
ResponderExcluirVou comentar isso lá:
ResponderExcluirO Brasil só se tornará Cuba se for transformado num Estado-Cafetão, que aluga seus cidadãos a outros países e fica com parte do rendimento.
Quando médicas tiverem que se prostituir para ter o mínimo de conforto na vida, além do básico.
Quando nossos cidadãos virarem zumbis atrás de qualquer turista clamando por gorjetas em dólares e quando a profissão de taxista for a mais rentável do país.
E... por fim... só se tornará Cuba quando batermos recordes de pessoas que fogem para Miami, com barquinhos improvisados, enfrentando tubarões e desidratação... orando a Deus para a Guarda Costeira Norte-Americana nos achar logo...
Gracias Renato Nucci Jr, los cubanos vivimos orgullosos de ser cubanos y ayudar màs de 65 paìses del mundo, vivimos orgullosos de vivir sin drogas y sin mafias y de vivir en el paìs màs hermoso y tranquilo de Amèrica Latina, los yanquis nos bloquean porque le temen al Ejemplo que hemos dado al mundo, le temen a Fidel y a sus ideas, le temen a cada paìs que se logra su independencia. Tenemos serios problemas econòmicos y en ello incide el criminal bloqueo que el Imperio y las Oligarquias impusieron contra Cuba desde 1962, pero el mundo ha cambiado y vamos mejorando y el dìa que nos quiten el Bloqueo avanzaremos màs.
ResponderExcluirLos cubanos nos sentimos orgullosos de ser cubanos y de cooperar con salud, educaciòn, cultura y deporte en màs de 60 paìses del mundo, muchos con mayor desarrollo econòmico que Cuba. Los Gringos nos mantienen su Bloqueo Genocida y Criminal, pero nunca nos van a vencer.
ResponderExcluirVocê é mazosquita, gosta de ditadura, além disso a expectativa de cuba é de 67,3 anos, o ditador de Cuba mentiu, mas Cuba tem uma alfabetização de 99,8% (Quase 100%).
ResponderExcluirEu tenho um amigo que veio de Cuba, ele falou que ele precisava passar 2 horas na fila para ganhar comida, ele falou também que viu pessoas serem fuziladas por protestarem. a situação de cuba não é nada boa e rezo para que Cuba vire capitalista e acabe com essa ditadura sanguinaria