Do Granma
Um importante grupo de personalidades de várias partes do mundo expressaram seu apoio à jornada internacional que se realizará aqui a favor da libertação dos lutadores antiterroristas cubanos ainda presos nos Estados Unidos.
Angela Davis, Danny Glover, Noam Chomsky, Ignacio Ramonet, Alice Walker, Gilbert Brownstone, Tom Hayden, Dolores Huerta, Ramsey Clark, Miguel D’Escoto, John Cavanagh, Jane Franklin, Piero Gleijeses, Stephen Kimber, Fernando Morais e outros, somaram suas vozes ao chamamento à Terceira Jornada 5 Dias pelos 5 Cubanos.
Também, segundo o Comitê Internacional pela Libertação desses homens, foi criado um blog na Internet (http://5daysforthecuban5.com) onde serão divulgadas fotos, vídeos e informações atualizadas sobre o evento, previsto de 4 a 11 de junho próximo.
A prefeita da cidade californiana de Richmond, Gayle McLaughlin, convidou num vídeo que circula na rede a que mais pessoas adiram à jornada, uma das principais ações do movimento de solidariedade neste ano.
O encontro reiterará o reclamo mundial porque Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Antonio Guerrero e Fernando González (que cumpre sua condenação no fim deste mês) sejam devolvidos a sua Pátria.
Eles e o quinto integrante do grupo, René González, liberado após cumprir também sua sanção e já em Cuba, após um processo que levou à perda de sua cidadania, foram detidos em 12 de setembro de 1998, em Miami.
Os Cinco acompanharam indivíduos e grupos violentos no sul da Flórida dedicados a organizar planos criminosos, como os que causaram mais de cinco mil vítimas fatais e deficientes em Cuba, em mais de meio século.
Nenhum comentário:
Postar um comentário