sexta-feira, 19 de abril de 2013

Olha quem falou bem de Cuba (!) - Blatter

Blatter pede que futebol em Cuba seja exemplo para o mundo

Em viagem pela América Central, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, visitou o líder cubano Raúl Castro e não poupou elogios ao que viu. O mandatário da entidade máxima do futebol pediu que a relação do governo com o futebol de Cuba sirva de exemplo para o resto do mundo.

"Cuba pode servir de exemplo para muitas federações, principalmente no tocante à relação entre federação e governo, cujo apoio é muito importante para o financiamento dos técnicos e do pessoal que trabalha na preparação das equipes nacionais", comentou o chefe da FIFA, elogiando o trabalho cubano com as crianças no esporte.

"É importante e gratificante saber que o futebol faz parte do currículo escolar obrigatório do ensino básico e médio. É um esporte que pode trazer muitos valores, como solidariedade, trabalho em equipe, disciplina, respeito e fair play", acrescentou.


A visita de Blatter à ilha foi a primeira em 12 anos. Acompanhado do presidente da CONCACAF, Jeffrey Webb, e do secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, o presidente recordou que Cuba foi a primeira nação caribenha a participar da Copa do Mundo. Em 1938 na França, os cubanos chegaram às quartas de final depois de eliminarem a Romênia na primeira fase.

A Federação Cubana de Futebol foi fundada em 1924 e só se filiou à FIFA em 1929, mas a primeira partida oficial disputada na ilha aconteceu no dia 11 de dezembro de 1911 no hoje extinto Campo de Palatino. Na data, o Rovers derrotou o Hatuey por 1 a 0, gol de Jack Orrs.

O presidente da FIFA também elogiou o atual momento da seleção cubana. Embora esteja fora da corrida pela classificação a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, o país conquistou a Copa do Caribe pela primeira vez no final do ano passado. Com o triunfo, garantiu vaga na Copa Ouro pela quarta vez nas últimas cinco edições do torneio continental.



Nenhum comentário:

Postar um comentário