quinta-feira, 25 de abril de 2013

Homenagem a Alfredo Guevara em Conselho Executivo da Unesco

CAMARADA ALFREDO GUEVARA, PRESENTE!


Paris, 25 de abril - Prensa Latina

O Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) rendeu hoje uma homenagem ao destacado intelectual e revolucionário cubano Alfredo Guevara, recentemente falecido em Havana.

A representante de Barbados e atual presidenta do Conselho, Alissandra Cummins, mencionou a participação de Guevara como membro desse órgão principal da Unesco e pediu um minuto de silêncio, que foi guardado de pé por todos os presentes.

Nascido em 1925 na capital cubana, Guevara participou ativamente na luta clandestina contra a ditadura de Fulgencio Batista e depois do triunfo da Revolução, o 1 de janeiro de 1959, toda sua obra esteve dedicada por completo a essa causa.

Desde 1968 vinculou-se com a Unesco, onde colaborou em matéria de políticas culturais e de 1983 a 1992 foi nomeado embaixador de Cuba ante essa organização.

Entre 1987 e 1991 foi representante de seu país ante o Conselho Executivo.

Em 1983 recebeu de mãos do então diretor geral Federico Mayor a Medalha de Ouro Federico Fellini, entregada pela primeira vez a um cineasta.

Também foi galardoado com a Ordem da Legião de Honra da República Francesa, no grau de Comendador, entregada pelo ex presidente François Miterrand.

Guevara foi o criador e presidente do Instituto Cubano da Arte e Indústria Cinematográficos e junto a outras personalidades fundou o Festival do Novo Cinema Latino-americano, instituição que deu um grande impulso à filmografía a nível regional.

Um comentário:

  1. Essa notícia é um banho de luz na alma. Tanta coisa contra...De vez em quando é preciso assoprar a brasa da esperança para aquecer e dar ânimo na luta contra as indisfarçáveis "vitórias" de uma direita chula e odienta.

    ResponderExcluir