XIII Convenção Estadual de Solidariedade com Cuba - RJ | Foto: ACJM-RJ |
Por Sturt Silva
No último dia 27 de maio de 2023 foi realizada a XIII Convenção Fluminense de Solidariedade com Cuba.
Organizada pela Associação Cultural José Martí do Rio de Janeiro e tendo o apoio de diversas organizações solidárias com Cuba e com seu povo, o encontro foi preparatório para a Convenção Brasileira de Solidariedade com Cuba, que acontecerá entre os dias 07 e 10 de Junho em Belém (Pará).
O evento aconteceu no SINTELL (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Operadores de Mesa Telefônica do Estado do Rio de Janeiro) e contou com a participação de aproximadamente 115 pessoas.
Iniciou às 10 horas com a apresentação da poeta Debrá e seguiu com a mesa “O bloqueio dos Estados Unidos contra Cuba e a resistência anti-imperialista” composta por: Tania Parra Fonseca (coordenadora do Instituto Cubano de Amizade entre os Povos – ICAP); Jasely Fernández (funcionária do consulado de Cuba responsável por temas de solidariedade); Vereador Prof. Tulio (PSOL); Julia Villar (representante da UJR) e Carlos Gustavo (presidente da ACJM-RJ) como mediador.
De tarde a segunda mesa “O socialismo cubano hoje, continuidade e mudanças” foi composta por: Pedro Monzón (cônsul geral de Cuba); Deputado Federal Reimont (PT); Marília Guimarães (vice-presidenta REDH-Brasil), Eduardo Matos de Oliveira (representante da UJC); Luis E. Mergulhão (diretor da ACJM-RJ) e Ricardo Quiroga (ACJM-RJ) como mediador.
Público da XIII Convenção Fluminense de Solidariedade com Cuba | Foto: ACJM-RJ |
Durante as apresentações houve saudações dos representantes das seguintes organizações: PSOL (Deputado Estadual Prof. Josemar), FIST (André de Paula), Amigos de 68 (Eliete Ferrer), Sindicato dos Jornalistas – RJ (Washington Machado), CeCac (Marco A. Vilela), Rede dos Médicos(as) Populares (Cassandra Pisco), Miriam Bigio (Sanitaristas-RJ), PCB (Marta Barçante), UP (Juliete Pantoja), Paulo Garrido (ASFOC-RJ) e Movimento de Solidariedade ao Povo Palestino (Celio Salahudin Yasuf).
A Plenária Final, mediada por Licia Hauer e Rodrigo Teixeira (diretores da ACJM-RJ), começou com as palavras de Jasely Fernández, Tania Parra e Pedro Monzón sobre a importância de ampliar a solidariedade com o povo cubano, aprofundar a luta contra o bloqueio e estreitar os laços de amizade entre o povo cubano e brasileiro organizando atividades culturais e políticas. E fechou com as entidades presentes na Penaria Final da XIII convenção de Solidariedade com Cuba sugerindo diversas atividades a serem realizadas nos próximos dois anos.
Com informações da ACJM-RJ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário