sexta-feira, 27 de abril de 2012

Cadeia de Ilhas de Villa Clara, exclusividade de Cuba


Por Lilliam Riera
Fonte: GRANMA

A este destino será dedicada a 32ª Feira Internacional do Turismo, de 8 a 12 de maio
A cadeia de ilhas ao Norte da província Villa Clara, com cerca de seis mil cômodos em hotéis com categoria Cinco Estrelas, fundamentalmente, e perspectivas de crescimento que elevariam para quase o dobro esse número, é o entorno exclusivo e paradisíaco que a 32ª Feira Internacional de Turismo FITCuba 2012, a ter lugar ali, de 8 a 12 de maio, promoverá como destino.

Situados na parte Norte dessa província cubana e formando parte do arquipélago Sabana-Camagüey — conhecido como Jardines del Rey — as ilhas e ilhotas que o integram (Las Brujas, Ensenachos e Santa María), banhadas pelas águas mornas do oceano Atlântico, exibem um entorno natural impressionante e uma infraestrutura de primeira linha, quanto a conforto e facilidades, harmonicamente insertas na natureza.

A ilha Santa María — conhecida, por sua beleza, como a Rosa Branca dos Jardins do Rei — possui onze quilômetros de praias de excelente qualidade e fundos marinhos muito bem conservados, com grande variedade de espécies coralinas e de peixes, recantos ideais para a prática do mergulho.

As ilhas Las Brujas e Ensenachos não ficam atrás: praias virgens de finíssima areia e uma flora e fauna notavelmente endêmicas, caracterizam suas incríveis paisagens.

Este espetacular destino ficou unido à terra firme em 1995, ao ser construído um aterro ou caminho de 48 quilômetros de extensão, que começa na vila pesqueira de Caibarién. A colossal obra de engenharia cubana recebeu o Prêmio Internacional Puente de Alcántara (1998-2000), destinado a reconhecer e galardoar, dentro do âmbito iberoamericano, a obra pública que reúna, segundo o raciocínio de um júri especializado, maior importância cultural, tecnológica, estética, funcional e social.

Nestas ilhas de Villa Clara se potencializa o turismo de família — ao qual também está dedicada esta Feira — com grandes possibilidades de desenvolvimento no país, tendo em conta a competitividade de Cuba como destino seguro e são, onde se preserva o meio ambiente e se garante a sustentabilidade.

"Canadá, Argentina — país convidado de honra à FITCuba 2012 — Reino Unido e México, entre outros, constituem os principais mercados emissores de turistas", asseguraram ao Granma Internacional, diretivos do Grupo de Turismo Gaviota S.A., Frank País Oltuski Rodríguez.

Este grupo dirige todos os hotéis ali e a infraestrutura extrahoteleira, incluída uma marina, e o aquário-delfinário.

As operações aéreas se incrementaram consideravelmente no aeroporto internacional Abel Santamaría, da cidade de Santa Clara, em Villa Clara, que dispõe de excelentes facilidades e recebe voos diretos dos principais mercados.

Uma opção segura e rápida para aqueles que queiram viajar a partir da capital cubana — por donde chega 50% dos turistas que visitam a Ilha — são os voos diários da Aerogaviota, de Havana para o aeroporto da ilha Las Brujas, nos modernos aviões ATR-42-500.

"As ilhas de Villa Clara começaram ser comercializadas em 2001, quando abriu suas portas o primeiro hotel: Sol Santa María, na Ilha Santa Maria". Precisamente nessa ilhota é onde está, hoje, o grosso dos quase seis mil cômodos com que conta esse destino, o mais jovem do país.

Na ilha Santa María presta serviços a Clínica Internacional do arquipélago do Norte de Villa Clara, que garante o atendimento médico dos clientes.

Todos os hotéis trabalham sob a modalidade de "All Inclusive (Tudo incluído), exceto a Vila Las Brujas, situada na ilha do mesmo nome, onde também funciona um centro de mergulho.

"Com categoria Cinco Estrelas, fundamentalmente, e ofertas de requinte no Meliá Buenavista e no Iberostar Ensenachos, os hotéis são administrados por três importantes cadeias espanholas (Meliá, Iberostar e Barceló) e uma canadense (Blue Diamond)".

A cadeia de ilhas de Villa Clara conta com duas praças de serviços que constituem réplicas perfeitas das tradicionais cidades cubanas do interior: os povoados La Estrella e Las Dunas, os quais possuem restaurantes especializados, bowling, lojas, casas do charuto havana, discotecas, SPA, jazz-café, piano-bar e outras ofertas.

A agência de viagens Gaviota Tours oferece excursões para o desfrute de cidades patrimoniais como Havana, Sancti Spíritus e Trinidad, estas duas últimas na província de Sancti Spíritus, e Remedios, em Villa Clara; assim como da cidade histórica Santa Clara, com seu monumento em honra de Ernesto Che Guevara, que compreende a praça, o museu e o mausoléu, onde repousam os restos de Che Guevara e de seus companheiros na guerrilha, mortos na Bolívia.

O turismo de natureza também marca presença, com uma visita a Topes de Collantes, um Parque Nacional situado no sudeste da serra do Escambray, a segunda cordilheira mais alta de Cuba, no centro do país.

Quanto às perspectivas de desenvolvimento das ilhas de Villa Clara, os diretivos adiantaram que nos próximos anos continuará se alargando a oferta extrahoteleira, a qual inclui a construção de um grande espaço no mar, a sul da ilha Santa María, somente dedicado às atividades náuticas e de lazer.

A construção do primeiro campo de golfe do território, situado na terra firme, está nos planos, enquanto que está sendo construída uma autoestrada que ligará o aeroporto internacional Abel Santamaría ao aterro que une as ilhas.

Continuará a construção de novos hotéis nas ilhas Santa María e Las Brujas, o qual permitirá que este destino turístico em seu conjunto chegue a ter por volta de 12 mil capacidades.

A infraestrutura de apoio necessária também está incluída, como serviços de transporte, de lavandaria e até uma nova fábrica de pão congelado para fornecer aos hotéis da região central e, futuramente, aos do país todo.

O destino turístico do arquipélago do norte da província de Villa Clara constitui uma excelente opção que não só permite desfrutar de praias de fantasia e confortáveis hotéis, mas também favorece o contato com a rica cultura, história e identidade nacional de um povo alegre e hospitaleiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário