quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Ressaltam protagonismo da mulher cubana nas transformações sociais.


Fonte: PRENSA LATINA  
  
Paris, 7 dez (Prensa Latina) As mulheres cubanas são simultaneamente beneficiárias e protagonistas de todas as transformações realizadas a partir do triunfo da Revolução, recordou aqui a mestra em ciências Mariela Castro Espín.

Em entrevista à Prensa Latina, a diretora do Centro Nacional de Educação Sexual (Cenesex) declarou que a Federação de Mulheres Cubanas, criada em 1960, promoveu mudanças substanciais nas políticas e as leis, não somente a favor das mulheres, senão também da infância e a juventude.

A emancipação da mulher foi -como disse o comandante em chefe Fidel Castro- uma revolução dentro da revolução, afirmou.

A diretora do Cenesex participou junto a Alberto Roque, especialista em Medicina Interna e colaborador desse centro, no colóquio "Por uma civilização da emancipação humana" organizado na França pela associação Elan Retrouvé.


"Para mim foi muito enriquecedor e no profissional muito útil porque conhecemos experiências de trabalho aqui na França que são importantes e é possível que surjam alguns projetos de cooperação no campo acadêmico", disse.

Destacou Castro Espín o nível científico do encontro de três dias onde se analisaram com profundidade temas como a orientação sexual, identidade de gênero, os direitos humanos, a Sida e a atenção integral aos transexuais, entre outros.

Interrogada sobre o trabalho do Cenesex neste momento mencionou o desenvolvimento de numerosos projetos, entre eles os encaminhados a combater a gravidez na adolescência e a homofobia. Também se trabalha na articulação da educação sexual nas escolas, sobretudo na preparação dos professores e da prevenção do HIV.

A mestra em ciências ofereceu uma conferência aos alunos do Instituto de Altos Estudos da América Latina.

Também manteve um encontro na sede da embaixada de Cuba na França com o pessoal diplomático, membros de organizações de solidariedade e amigos da Revolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário