Danny Glover recebe em Cuba Prêmio Tomás Gutiérrez Alea
Fonte: PRENSA LATINA
Havana, 14 set (Prensa Latina) O ator estadunidense Danny Glover recebeu hoje aqui o prêmio Tomás Gutiérrez Alea da União de escritores e artistas (Uneac), em uma cerimônia na qual ratificou seu apoio à Revolução cubana.
Tenho seguido este projeto ao longo de toda minha vida, este processo da revolução - evolução cubana ao qual apoio, sublinhou o protagonista de Arma letal, depois de agradecer aos intelectuais da ilha tão alto honra.
Na repleta sala Nicolás Guillén, Glover recordou seus pais e explicou que este prêmio lhe chega aos 65 anos, quando já viajou pelo mundo conhecendo muitas pessoas. Enquanto o criador me dê fôlego, disse, espero seguir e caminhar pelo mesmo caminho.
Em nome dos artistas da ilha, o poeta e etnólogo Miguel Barnet, presidente da Uneac, catalogou o ator como "um gigante da arte e da amizade". Esse é Danny Glover, quem demonstrou ser um verdadeiro amigo, desafiando todos os perigos, apontou.
Por sua parte o realizador Rigoberto López, diretor do Escritório da Mostra Itinerante de Cinema do caribe, do qual Glover é presidente honorário, elogiou seu humanismo e sentido de responsabilidade.
É um exemplo de intelectual comprometido, um criador a toda prova, como poucos nestes tempos.
Nos ensina, para além da tela, e ainda que os artistas não podemos mudar o mundo, sim podemos influir em quem pode mudá-lo, ressaltou.
O prêmio Tomás Gutiérrez Alea outorga-se a personalidades da sétima arte internacional que tenham mantido estreitos vínculos com Cuba. Em sua primeira edição, em 2009, coube ao portorriquenho Benicio do Touro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário