sexta-feira, 24 de junho de 2011

Primeiro Dia de Intensas Atividades na XIX Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba

A abertura oficial da XIX Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, no Memorial da América Latina, ocorrerá em instantes. Porém, durante todo o dia, foram realizadas diversas atividades com a finalidade de debater a realidade e o futuro de Cuba.

Pela manhã, foi realizada palestra com o Coronel Jorge Herrera Medina, que narrou a história de sua participação na batalha de Playa Girón, quando o povo Cubano provocou a primeira derrota do imperialismo estadunidense na América Latina.

Também compôs a mesa a Presidente do ICAP (Instituto Cubano de Amizade aos Povos), Kenia Serrano Puig, que explanou sobre as mudanças que ocorrem no país, e que visam, segundo ela, à atualização do modelo econômico socialista.

Intercalando com apresentações culturais, a atividade seguiu com um debate com os participantes (aproximadamente 300), que intervieram com perguntas dirigidas diretamente aos representantes do povo cubano.

Durante a tarde, os participantes organizaram-se em dez Grupos de Trabalho nos quais discutiram diversos aspectos da realidade cubana, entre os quais a democracia e o poder popular, saúde, educação e economia.

O ato de abertura oficial contará com a presença do embaixador de Cuba, Carlos Rodriguez, e apresentação da escola de samba União da Ilha da Magia com o samba: "Cuba Sim! Em nome da Verdade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário