sábado, 23 de abril de 2011

Foi realizado em Cuba o 1º encontro da UJC/PCB

Os militantes da UJC (juventude comunista do PCB) que estudam em Cuba realizaram nos últimos dias 18, 19 e 20 de abril seu primeiro encontro nacional. A temática do evento foi à luta pela construção de uma saúde coletiva e popular no Brasil, baseado nas experiências que estes estudantes estão tendo na pátria de José Marti.

Estes comunistas, estudantes da Escola Latino-americana de Medicina - ELAM, estão organizados em dois núcleos, um na cidade de Havana e outro em Camaguey. Reuniram-se no para debater temas relacionados à realidade brasileira, cubana e latina americana, marxismo, saúde e organização.

No primeiro dia do encontro, além de realizar um profundo debate sobre a conjuntura brasileira e a situação atual da saúde no país, os militantes realizaram um intercambio com a filósofa marxista e fundadora do Partido Comunista Cubano Isabel Monal, editora da Revista Marx A hora, sobre a atualidade do marxismo.

No dia 19, América Latina e Cuba foram os temas de discussão. Durante a manhã se reuniram com representantes de organizações revolucionárias e juventudes comunistas da América Latina debatendo conjuntura da região e alternativas emancipatórias. Durante o período vespertino trabalharam o tema Cuba e a atualidade do socialismo junto a professores marxistas da Universidade de Havana e estudantes da Federación Estudantil Universitária (FEU) e da Unión de Jóvenes Comunistas de Cuba.

 No último dia, se reuniram a fim de traçar planos de ação de sua militância na área da saúde, na qual foi destacada a importância da unidade dos comunistas na articulação de estratégias de defesa da saúde pública no Brasil e a construção de alternativas populares na atenção à saúde.

Os jovens comunistas brasileiros saíram fortalecidos do I Encontro Nacional da UJC em Cuba, mais convictos e unidos para seguir avançando na organização e na formação da consciência dos estudantes brasileiros em Cuba, fortalecerem as relações com as diversas organizações revolucionárias da América Latina e do mundo representados neste país irmão, assim como com as organizações de massas, o Partido Comunista de Cuba e a Unión de Jóvenes Comunistas da Ilha Socialista.

 E como objetivo principal do I Encontro Nacional os camaradas estabeleceram o desafio de contribuir na reorganização dos comunistas no movimento popular em saúde, pela defesa do SUS público e estatal e pela reconstrução do movimento sanitarista brasileiro. Com este objetivo, os jovens comunistas fazem um chamado aos camaradas da UJC e do PCB da área da saúde para uma atuação articulada junto às Brigadas Estudantis de Saúde promovidas pelos estudantes da Escola Latino Americana de Medicina, a ser realizado no mês de agosto em diversos estados do nosso país em conjunto com movimentos populares, como o MST, e para a construção de um Seminário Nacional dos Comunistas pela Saúde durante o mês de agosto desse ano.

Viva os 52 anos da Revolução Cubana e os 50 anos da declaração de seu caráter socialista!
Viva a União da Juventude Comunista!
Viva o Partido Comunista Brasileiro!
Por uma Saúde Coletiva e Popular!
Ousar Lutar, ousar vencer!

Cliqui  aqui e veja algumas fotos do evento.

E visite os blogs da UJC/PCB em Cuba.O do Coletivo Paulo Petry e da Sáude e Internacionalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário