terça-feira, 19 de julho de 2022

Resultado da campanha de vacinação cubana contra Covid censurado no Twitter?

Postagem sobre campanha de vacinação cubana no Twitter | Foto: Solidários a Cuba

Por Sturt Silva 

Matéria do blog Solidários a Cuba sobre resultado da campanha de vacinação infantil contra Covid-19 em Cuba foi restrita no twitter e taxada como enganosa (ver foto acima). Na verdade trata-se de censura, já que a postagem que dizia "nenhuma criança cubana morreu de Covid-19 após campanha de vacinação, aponta estudo" não pode ser curtida, comentada ou retuitada.

Se clicarem no link ainda encontrarão a postagem no ar, mas com interação zero. O mais grave é que ao taxar a postagem como "enganosa" o twitter entendeu que o conteúdo é contra vacinas. Um absurdo. 
Poucos meios de comunicação divulgaram os resultados da campanha de vacinação infantil e a eficácia das vacinas cubanas. Fizemos outra postagem, com o mesmo conteúdo, e trocamos a ordem das palavras e acrescentamos novas. Até o momento está com status normal. 
A jornalista Vanessa Silva do portal Diálogos do Sul, o site Jornalistas Livres e outros internautas condenaram a restrição da rede social. 
Compromisso com a verdade e com a liberdade de expressão! 

O Blog Solidários a Cuba trabalha com fatos e temos compromisso com a verdade. O blog nasceu para dar vozes aqueles que não têm espaço na grande mídia. Também é um dos nossos objetivos condenar as campanhas midiáticas contra Cuba e seu povo, governo, sistema econômico e regime político. Por isso mesmo defendemos a liberdade de expressão para que nosso ponto de vista jornalístico e nossas opiniões não sejam censuradas. 

Um comentário: