Presidente cubano respondeu a Lula: povo cubano está contigo | Foto UJS |
No documento, enviado na última segunda-feira (23/03), Lula afirmou que escreveu ao presidente cubano para contar sobre a "emoção" que sentiu ao ver os profissionais desembarcando no país europeu.
"Mais uma vez, o governo e o povo de Cuba dão ao mundo um exemplo de solidariedade, superando todas as barreiras, sejam de natureza econômica, geográfica ou política", disse.
O petista ainda afirmou que são nos momentos de crise "que encontramos os verdadeiramente grandes".
Na mensagem, o ex-presidente disse que a solidariedade "ativa, militante e revolucionária" de Cuba foi vista no mundo.
"Em uma resposta altiva e soberana àqueles que tentam impor o bloqueio econômico e o isolamento político", pontuou.
Que cena linda do cacete a bandeira de Cuba descendo na frente dos médicos e desembarcando em solo italiano pra salvar vidas. É pra isso que a revolução serve. Todo o sacrifício do povo cubano valeu a pena. Eu nunca vou me cansar de ver. Viva Cuba, viva a revolução! pic.twitter.com/261MVLT38R— biabionica (@biabionica) March 22, 2020
Lula também recordou o programa Mais Médicos, afirmando que a cooperação entre Brasil e Cuba "salvou inúmeras vidas e ensinou muito aos nossos próprios profissionais de saúde".
"Essa cooperação foi brutalmente interrompida por um governo mesquinho com o povo e cegada por uma ideologia individualista e desumana", disse Lula, declarando que, neste momento, os brasileiros "estão tendo que reconhecer a falta que os colegas médicos cubanos nos fazem aqui".
Lula conclui pedindo que Díaz-Canel "transmita" o reconhecimento, admiração e gratidão dos brasileiros ao povo e profissionais cubanos.
Leia carta na íntegra:
Caro Miguel Díaz-Canel,
Presidente da República de Cuba.
Estou escrevendo para falar sobre a emoção que senti quando vi a imagem dos médicos cubanos chegando na Itália, para ajudar as vítimas da pandemia de coronavírus naquele país.
Mais uma vez, o governo e o povo de Cuba dão ao mundo um exemplo de solidariedade, superando todas as barreiras, sejam de natureza econômica, geográfica ou política.
É em momentos de crise que encontramos os verdadeiramente grandes. E nessas horas as pessoas daquela ilha são sempre gigantescas diante do mundo. A solidariedade ativa, militante e revolucionária de Cuba já foi evidente em várias partes do planeta, em uma resposta altiva e soberana àqueles que tentam impor o bloqueio econômico e o isolamento político.
O povo brasileiro ficará eternamente grato pelo papel que desempenhou em nosso programa Mais Médicos, em uma cooperação que salvou inúmeras vidas e ensinou muito aos nossos próprios profissionais de saúde.
Essa cooperação foi brutalmente interrompida por um governo mesquinho com o povo e cegada por uma ideologia individualista e desumana.
Nestes momentos de crise devido ao coronavírus, infelizmente de uma maneira mais dolorosa para o nosso povo, todos estão tendo que reconhecer a falta que os colegas médicos cubanos nos fazem aqui.
Peço a você, querido colega Díaz-Canel, que transmita aos cubanos, especialmente aos cientistas e profissionais de saúde que estão nesta dura luta pela vida em todo o mundo, o reconhecimento, a admiração e a gratidão do povo brasileiro.
Estaremos juntos, sempre, até a vitória.
São Bernardo do Campo, SP - Brasil
23 de março de 2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário