segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Cuba no Rio-2016: sobrinho do lendário Félix Savón estreia com vitória no boxe

Savón em combate. Foto: Reuters
Por Eduardo Vasco

Erislandy Savón fez sua estreia no torneio masculino de boxe dos Jogos Olímpicos Rio-2016 com uma vitória sobre o britânico Lawrence Okolie. 

O cubano venceu os três assaltos da luta e saiu vencedor por decisão unânime, apesar do combate equilibrado. Savón teve apoio da torcida brasileira, que gritava “Savón, Savón, Savón” e “Cuba, Cuba, Cuba”. 

Nas quartas de final dos pesos pesados (até 91 kg) ele enfrenta o argentino Yamil Peralta, na quarta-feira (10) às 19:45.
Felix Savón e Fidel Castro em 2001
Erislandy é sobrinho do lendário boxeador cubano Félix Savón, tricampeão olímpico (1992, 1996 e 2000), hexacampeão mundial e tetracampeão da Copa do Mundo, considerado um dos maiores pugilistas de todos os tempos, mesmo tendo lutado a vida inteira como amador. 

Somente seu compatriota Teófilo Stevenson (outro dos maiores boxeadores da história, também amador), campeão nos Jogos de 1972, 1976 e 1980 e o húngaro Laszlo Papp igualam-se a Félix Savón em número de medalhas de ouro olímpicas. 
Argilagos (de vermelho) em combate. Foto: Cubaahora

A vitória de Erislandy Savón foi a segunda do dia para Cuba. Pela manhã, Joahnys Argilagos havia derrotado outro britânico, Galal Yafai, pela categoria peso mosca ligeiro 46-49 kg. Sua próxima luta será contra o queniano Peter Mungai Warui na quarta-feira às 11:00, válida pelas quartas de final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário