terça-feira, 22 de setembro de 2015

Pernambuco sediará encontro internacional sobre José Martí e processos emancipatórios de “nossa América”


Depois de ser o palco da XXII Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba - com atividades em Olinda e Recife-, Pernambuco novamente terá outro importante evento relacionado a Cuba. Trata-se do XIII Encontro Internacional de Cátedras Martianas. Como o nome já indica é um evento sobre o poeta, escritor, jornalista e herói da independência de Cuba, José Martí. 

O Encontro que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de outubro, será promovido pela Cátedra José Martí do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pelo Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

“Este evento, que cada vez mais vem se firmando como espaço de diálogo e profuso intercâmbio acadêmico e de importantes debates sobre a vasta obra de José Martí, de outros importantes pensadores latino-americanos e sobre os destinos de nossa América, será oportuno para que a Rede Internacional de Cátedras Martianas acolha o mais recente espaço martiano em terras brasileiras e seu mais novo membro, a Cátedra José Martí-Francisco Julião, situada no Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Pernambuco”, aponta trecho da convocatória do encontro.

Leia também:
50 verdades sobre José Martí
Especial - José Martí: 58 anos

Arte: Zasha Greige/ Versão em português
O tema geral do Encontro das Cátedras Martianas – edição 2015 – é José Martí e os processos emancipatórios de Nossa América: “ignoram os déspotas que o povo, a massa dolorida, é o verdadeiro chefe das revoluções”.

As atividades que serão compartilhadas no Centro de Educação, Campus Recife, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e no Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) tem sua programação composta por conferências e mesas redondas, segundo os seguintes eixos temáticos:

Educação popular e Educação do campo: Martí e Julião;
Descolonialidade: a advertência martiana como desafio da liberação;
O Manifesto de Montecristi: vigência e urgência a 120 anos de sua publicação;
Poesia, cultura e literatura no quefazer criativo emancipador;
Educação e desigualdade social;
Imagens de nossa América.

Fidel Castro (Centro) recebe Francisco Julião e Alexina Crespo (sua esposa) em Havana, em 1961
Foto: Acervo Pessoal/A Voz da Vitória
O encontro também homenageará dois importantes pensadores e lutadores latino-americanos: Prof. Vantuil Barroso Filho, que, com o objetivo de trabalhar pela unidade continental, dedicou-se com afinco a Cátedra José Martí da Universidade Federal de Pernambuco; e o lutador social Francisco Julião, fundador das Ligas Camponesas, que este ano estaria completando 100 anos de vida.

A Cátedra José Martí do CE da UFPE foi inaugurada em 2004 para ser um espaço dedicado ao estudo do pensamento de José Martí.

Programação completa* [atualizado em 29/10/2015]
Para ver em tamanho grande, coloque o mouse sobre a
imagem e escolha opção 'abrir arquivo em nova guia'.
Logo em seguida é só clicar sobre ela
Programação com alterações, veja aqui.

Para ler a convocatória do evento, inscrever e saber mais informações clique aqui.

Página oficial do evento no facebook, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário