terça-feira, 16 de abril de 2013

Ressaltam avanços do processo do Congresso de trabalhadores cubanos

Havana, 15 de abril - Prensa Latina 

A segunda secretária da Central de Trabalhadores de Cuba (CTC), Carmen Rosa López, ressaltou o avanço favorável do processo que antecede ao XX Congresso dessa organização, previsto para o final de 2013, publica hoje a imprensa nacional.

Em um primeiro momento, explicou a líder sindical, os trabalhadores reuniram-se para discutir o plano e o orçamento da economia para este ano, no qual se conseguiu envolver conscientemente os coletivos na valoração das condições existentes para dar cumprimento ao pactuado.

López agregou que se realizam as assembleias de balanço do trabalho nas organizações de base, as quais têm acontecido já em quase 90 por cento das seções sindicais.

Em declarações ao semanário Trabalhadores, destacou que 40 por cento dos dirigentes eleitos nessas reuniões tem menos de 40 anos, o qual aponta uma alentadora presença juvenil no movimento sindical, e também se aprecia uma positiva representatividade feminina.

Ao mesmo tempo, agregou, realizam-se os balanços dos órgãos de direção a nível municipal, nos quais se registram reestruturações.

"A ideia é contar com estruturas mais racionais, mais práticas, propiciar que os quadros tenham uma maior vinculação com a base, um assunto que nos destacariam muito os trabalhadores e que também foi um aspecto discutido na primeira Conferência do Partido Comunista de Cuba", destacou.

Com vistas a continuar o processo preparatório do XX Congresso, informou, preveem atividades para os meses seguintes, como as discussões do documento base do encontro e a realização das Conferências Provinciais.

Assim mesmo os coletivos na base analisarão o anteprojeto do novo Código de Trabalho, ao qual se lhe introduzem modificações no tom com o momento atual de Cuba, marcado pela atualização socioeconômica que busca conseguir maior eficiência e produtividade no país.

A segunda secretária da CTC encabeça a organização sindical, depois de que o secretário geral, Salvador Valdés Mesa, fora libertado para assumir responsabilidades como vice-presidente do Conselho de Estado.

Durante o Congresso se elegerá o secretário geral para o próximo período de mandato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário