sexta-feira, 12 de abril de 2013

Após mobilização, blogueira cubana tem pedido de visto revisado e aprovado para ir a Congresso nos EUA



Uma vitória da mobilização e da justiça aconteceu na tarde de quarta-feira. Depois de grande mobilização via internet, especialmente a partir do Brasil, a blogueira, jornalista e professora da Universidade de Havana, Elaine Días Rodríguez, que havia tido seu visto negado para ir aos Estados Unidos participar do maior Congresso de Ciências Sociais do mundo, foi informada de que sua situação havia sido reavaliada e seu visto estava aprovado.

Desde Havana, ela disse ao Jornalismo B acreditar que foi a mobilização via internet a partir da matéria que publicamos que construiu o cenário necessário para a mudança: “Ontem me ligaram da Seção de Interesses dos Estados Unidos, disseram que depois da minha entrevista haviam recebido muita informação sobre o meu caso e que depois de uma revisão meu visto estava aprovado. É uma grande vitória de todos, mas especialmente de vocês que desde o Brasil tornaram a situação pública imediatamente”.


Elaine embarca para o Congresso em 28 de maio para apresentar seu trabalho “Deliberar en red: consenso y disenso en la blogosfera cubana”, depois dessa decisão que, segundo ela, é inédita: “Nunca antes isso havia acontecido. No ano passado reconsideraram um visto, mas o fizeram quando já não havia mais tempo. É incrível, incrível”, comemorou.

A acadêmica destacou o papel da internet na reversão da decisão: “Isso é algo grande. Nunca saberemos realmente o que aconteceu, mas se conseguimos mudar isso ficam muitas esperanças na pressão via internet”.

Em postagem em seu blog, Elaine agradeceu “aos impressionantes blogueiros brasileiros e cubanos que não se renderam”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário