segunda-feira, 25 de março de 2013

Desenhos de Antonio Guerrero sobre José Martí!

Do Granma

A exposição de pintura O verdadeiro homem, que o Herói da República de Cuba, Antonio Guerrero, dedicou ao nosso Herói Nacional José Martí, por ocasião de seu 160º aniversário natalício, iniciou, no antigo quartel Moncada, sua fase itinerante por todo o país.

A exposição, que teve sua estreia na Frágua Martiana, em Havana, tem oito retratos de José Martí que o lutador antiterrorista, preso arbitrariamente nos EUA, desenhou mediante as técnicas do lápis e do pastel.

Realizados a pedido da União dos Jovens Comunistas (UJC), Tony desenhou o rosto de Martí em várias etapas de sua fecunda vida, com o apoio de retratos que de Cuba lhe enviaram à prisão federal de Marianna, no estado da Flórida.

Ao apresentar a obra de seu pai, no Museu de História “26 de Julho”, outrora fortaleza atacada pela Geração do Centenário, Antonio Guerrero Cabrera, filho do herói, qualificou o recinto como o palco ideal para oferecer este presente, em nome também de Gerardo, Fernando, Ramón e René.

Não em vão em sua argumentação sobre a exposição, Tony assinala que José Martí foi a luz do Moncada, a luz da nossa total independência e a luz da nossa Revolução, sob o guia de Fidel e Raúl.

Nesse sentido, Tonito significou que a exposição reflete que a mente e a alma de seu pai não conseguiram ser encarceradas, são livres e estão lutando pelo retorno dos Cinco a sua pátria. Em nome dos familiares agradeceu o apoio do povo cubano e de milhares de amigos no mundo.

O primeiro-secretário do Partido na província, Lázaro Expósito e o presidente do órgão de governo no território, Reinaldo García Zapata, marcaram presença no museu, para admirar os desenhos que, segundo o primeiro-secretário da UJC na província, Jorge Suárez Pérez, serão exibidos noutras sedes provinciais.

Outras obras de Antonio com o tema José Marti clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário