segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Governo do DF e Embaixada de Cuba prestam homenagem a José Martí

Lúria Rezende, da Agência Brasília

Evento comemorativo aos 160 anos de nascimento do herói cubano resgata memória do líder com presença de autoridades e simpatizantes da ideologia


Na luta pela integralização da América Latina, José Martí afirmava que não viera para realizar conquistas, mas para libertar povos. Mártir da revolução cubana, o líder recebeu homenagem pelo 160º aniversário de nascimento, prestada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), pela Embaixada de Cuba e por representantes de movimentos sociais e sindicais e parlamentares. O evento ocorreu neste sábado (26), na Praça dos Heróis, em frente ao Palácio do Buriti.


Representando o governador Agnelo Queiroz, o chefe da Assessoria Internacional do GDF, Odilon Frazão, reafirmou a importância da homenagem ao herói cubano. "Martí disseminou raízes de libertação, integração e desenvolvimento que motivaram o presidente Juscelino Kubistchek a fundar Brasília", destacou.

A luta por liberdade e justiça destaca o herói como um personagem da resistência na América Latina. "O dia do aniversário de José Martí significa uma data muito importante para Cuba. A revolução é para agora e para a vida inteira", ressaltou o embaixador cubano no Brasil, Rafael Zamora Rodriguez.

Em Cuba - Neste domingo (27), começa em Havana uma conferência internacional sobre o equilíbrio do mundo. O evento também faz parte das comemorações do aniversário de José Martí e é patrocinado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O encontro, com três dias de debates e propostas, terá a participação de mais de 600 estrangeiros. Entre eles, o ex-presidente Lula. "É uma reflexão sobre a doutrina martina", explica o embaixador.

Também estiveram presentes na solenidade, o embaixador do Equador, Horacio Sevilla Borja; o secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira; o senador Cristovam Buarque; a deputada Arlete Sampaio; o presidente da Associação dos Cubanos Residentes no Brasil, Alex Isaac; a presidente da Associação dos Cubanos no Brasil, em Brasília, Sol Elena; o coordenador do Comitê Brasília Pela Libertação dos Cinco, Hélio Doyle.

Publicado originalmente em 26 Janeiro 2013, 12:18, no site www.df.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário